Extremamente fácil de ser moldado, o aço é utilizado de diversas formas, espessuras e tamanhos, além de possuir um preço mais atrativo quando comparado com outros materiais, o que o torna útil em vários setores. Basicamente, existem seis tipos de aço: carbono, ligado, aço inoxidável, aço inoxidável ferrítico, aço inoxidável austenítico e aço galvanizado.
O aço está presente em todos os lugares. Na alimentação, por exemplo, além das óbvias latinhas, também são utilizados nas embalagens longa vida, aqueles que contêm leite, sucos, molhos ou alimentos em que basta abrir a caixa, colocar o conteúdo em um prato e levar ao micro-ondas.
“O aço de baixo carbono, por exemplo, é o tipo de aço mais popular no mercado, normalmente utilizado em como vigas, chapas e suportes. E com cada tipo de composição, o aço se torna específico para cada tipo de utilização na nossa rotina”, comenta o gerente de marketing da Açovisa, Giovani Marques da Costa.
Além disso, o aço é um produto 100% reciclável. Números da International Iron and Steel Institute indicam que 630 milhões de toneladas do produto são recicladas anualmente. E o Brasil tem se apresentado como um dos líderes globais em reciclagem. Só a associação sem fins lucrativos Prolata reciclou 55.090 toneladas de latas de aço em 2021 — por exemplo -, o que representa um aumento de 141% em comparação a 2020. A maioria dessas latas foram recicladas nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste: 28, 16 e 8 mil toneladas de latas de aço pós consumo, respectivamente. Paraná é o estado que mais reciclou.
Abaixo, a Açovisa listou os tipos de aço mais utilizados e locais que são encontrados:
Aço Carbono
Os aços carbono são classificados em outros seis tipos: aço de baixo carbono, aço de médio carbono e aço de alto carbono. E essas categorias podem variar ainda mais dependendo do tipo de elementos acrescentados na composição do material como manganês, cromo, silício, níquel, molibdênio, vanádio, alumínio e nióbio.
Brinquedos, carcaças de celulares e equipamentos de ginástica são um dos produtos onde o aço carbono pode ser encontrado. Ele também serve de matéria-prima para obras arquitetônicas e de arte contemporânea;
Já na indústria automotiva, ele está mais do que presente: representa 56% do peso total de um carro; Aviões, trens e bicicletas, são alguns dos modais de transporte que usam bastante aço carbono.
Aço liga
Também possui sub variações, como baixa liga, aço média liga e aço alta liga. São usados, principalmente na fabricação de eixos, tubos e peças para aplicações relacionadas à geração de energia e fabricação de ferramentas para exploração de petróleo ou em juntas universais, terminais de direção e correntes de acionamento de máquinas. “A indústria destes setores demandam muito do aço em torres de transmissão, turbinas, rotores, reatores e exaustores”, explica o gerente de marketing da Açovisa. Outros setores, como construção civil e naval, além das indústrias automobilística também usam bastante do aço de ligamento.
Aço inox
È o tipo de aço que é bastante utilizado na construção civil, dentro das residências, pois por se tratar de um ambiente úmido na maioria das vezes, ali é preciso um material que não enferruje e cuja superfície seja lisa e livre de poros a fim de dificultar a adesão de bactérias. Nesse ambiente residencial o aço é usado em pias, bancadas, panelas e eletrodomésticos em geral, como fogões, máquinas de lavar, micro-ondas e geladeiras.
Sobre a Açovisa
A Açovisa possui mais de 25 anos de atuação no mercado de aço e é considerada como umas das líderes do setor de siderurgia nacional. A sede em Guarulhos, com 15.000 m², é equipada com laboratório químico e metalográfico, além de equipamentos de ponta para realizar ensaios, análises e emissão de documentação, como certificados de qualidade. Possui 400 colaboradores em mais de 13 unidades, com presença em todo o Brasil.