Livro propõe reflexão sobre os limites das liberdades individuais, está centrada na autonomia individual que cada cidadão brasileiro tem para fazer as próprias escolhas, e no impacto que essa liberdade individual pode ter diante da vida em sociedade.
“Liberdade Igual— o que é e por que importa”. A obra não poderia chegar a um momento tão pertinente. É um alívio refletir sobre liberdade em tempos de distanciamento social e autoritarismo político.
O enredo da obra acompanha a trajetória recente, passando por temas como liberdade de expressão, religiosa, política e de iniciativa; além da autonomia privada sobre o próprio corpo e identidade.
A obra conquista o leitor desde a largada, pela escrita ágil e rara brevidade.
Muito me interessou a abordagem do tema que trata da liberdade de religião, o livro impõe reflexões ainda mais difíceis, sobre a viabilização da educação religiosa nas comunidades sem pôr em risco a laicidade do Estado.
Chegando a conclusão que para cada individuo precisamos manter a conciliação do respeito às convicções íntimas de cada pessoa.
As questões abordadas no livro são reflexivas, complexas e atual.
GUSTAVO BINENBOJM é professor titular da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), com mestrado e doutorado pela mesma universidade e o título de Master of Laws (LL.M.) pela Yale Law School (EUA). Como advogado, notabilizou-se pela defesa de causas ligadas à liberdade de expressão perante o Supremo Tribunal Federal, como a que liberou as biografias não autorizadas e a que derrubou a censura ao humor e à crítica jornalística em período eleitoral.
LIBERDADE IGUAL, de Gustavo Binenbojm
Páginas: 112
História Real
Livro: R$ 34,90
E-book: R$ 16,90