Território Lovecraft apresenta uma série de contos sobre os negros em plena década de 50, sofrendo a opressão racial e todo oracismo da época, onde as vítimas só podem contar com seus iguais, causando aversão ao leitor cada vez que mostra as limitações que o branco impôs ao diferente durante todo aquele período.

O racismo é institucionalizado não apenas pelos civis, mas pelas autoridades. O negro era visto como objeto a ser diminuído, enquanto seus direitos, aos poucos, engatinhavam. Não há exagero algum nos percalços que os protagonistas sofrem nas mãos de seus algozes e nesta normalidade tão abominável, mas que tanto o negro quanto o branco das histórias vivenciam naturalmente seus devidos papeis.

Então, surpreende o leitor quando Caleb Braithwhite, o antagonista da história, é o único branco que trata pessoas de outras classes sociais e etnias com o devido respeito. Ele sendo o vilão, é natural que toda sua educação soe como falsa e interesseira. Se por um lado ele está lá para ser odiado pelas suas más intenções, por outro, há simpatia justamente pela sua tolerância.

E o melhor contraponto disto, ou seja, um vilão-homem-branco sendo humanista com negros em plena década de 50 é o núcleo feminino tornando as mulheres de seu tempo, mas que transgridem justamente por não serem apenas negras, mas mulheres negras. Isso significa que há uma dupla barreira a ser vencida: o preconceito e o machismo. 

 Território Lovecraft é um livro instável no terror do drama humano, contudo provém camadas interessantes às personagens femininas, exaltando as mulheres com um desenvolvimento excelente e histórias que brincam com o imaginário de maneira peculiar.

Matt Ruff proporciona um retrato de uma época que infelizmente prossegue atual e onde os monstros reais somos todos nós.

MATT RUFF nasceu na cidade de Nova York. Aos cinco anos, decidiu que seria autor de ficção, e passou a infância e a adolescência aprendendo a contar histórias. Hoje é autor aclamado pela crítica, vencedor de diversos prêmios. Território Lovecraft é seu primeiro livro publicado pela Intrínseca.

TERRITÓRIO LOVECRAFT, de Matt Ruff

Tradução: Thais Paiva
Páginas: 352
Editora: Intrínseca
Livro impresso: R$ 59,90
E-BOOK: R$ 39,90