Oxente, Afrodite! vai ao ar toda sexta-feira às nove da noite. Orsgasmo feminino, poliamor, traição e consequências da covid-19 no tamanho e ereção do pênis serão alguns dos temas

A segunda temporada do programa Oxente, Afrodite! na Frei Caneca FM promete agitar as sextas-feiras na rádio. O público poderá ouvir a partir de 25 de março, às 21 horas.

O programa é dirigido e apresentado pela comunicadora e DJ Adriana Pax ao lado da sexóloga, psicóloga e produtora cultural Maria do Céu. A exibição segue uma linha educativa, apresentando dados de pesquisas e estudos científicos sobre sexualidade.

Na edição de reestréia, o Oxente, Afrodite! terá como convidada a terapeuta sexual Magali Marino, autora do Blog Blogasmo. O tema que marca este retorno a 101.5 FM é O Prazer Sexual das Mulheres, com recorte para a população feminina cis heterossexual, população que menos alcança o clímax nas relações sexuais.

Magali Marino vai explicar porque a maioria das mulheres nunca sentiu um orgasmo ou não consegue sentir frequentemente e, nestes casos, o que se deve fazer. “Nós mulheres evoluímos na luta de gênero em diversas esferas, porém no campo do prazer sexual, ainda estamos altamente reprimidas. E isso é o reflexo de todo um contexto sócio-histórico-cultural de opressão do patriarcado sobre nossos corpos”, comenta a convidada.

Depois da reestreia, o Oxente, Afrodite! começará o mês de abril com assuntos no mínimo intrigantes e especialistas com currículos excepcionais. O urologista Jarys Borges falará sobre Os efeitos da covid-19 no sexo masculino. Convidado pela sexóloga Maria do Céu, o médico atua em Andrologia no Hospital Getúlio Vargas e Hospital Universitário Oswaldo Cruz; é membro da ABEMSS (Associação Brasileira de Estudos em Medicina Sexual e Sexualidade) e da Internacional Society of Sexual Medicine. “Essa pauta é resultado de especulações e publicações, principalmente na internet, onde apontam diminuição do tamanho do pênis e impotência sexual como consequências do contágio por corona vírus. Então decidimos investigar e trazer respostas confiáveis para a população. E é assim que vamos levantando os assuntos que tem sido comentados e onde percebemos uma carência de fontes seguras na internet e na mídia de um modo geral”, conta a jornalista Adriana Pax.

Maria do Céu pontua que falar de sexualidade é sempre um tabu. “E quando encontramos algo exposto na mídia muitas vezes é de forma equivocada. Por isso o Oxente, Afrodite! existe. Vemos a necessidade de falar da sexualidade das pessoas de forma natural e consciente. Estamos além da temática que envolve o sexo em si. Nós tratamos de dignidade, afeto, relacionamento, direito de família, questões de gênero e tudo o que passa pela sexualidade das pessoas. É muito importante esse espaço que a Frei Caneca está dando”, completa Maria do Céu.

Ainda no mês de abril o programa também traz como tema “O Direito ao Poliamor”, tendo como convidado o advogado Sérgio Pessoa, Conselheiro de Direitos Humanos do Recife e Secretário da Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero da OAB/PE. Outro tema levantado que promete chamar atenção da audiência é “Traição”, que contará com a participação de Alda Roberta Campos, especialista em Psicologia da Família e Conselheira Presidente do Conselho Regional de Psicologia.

No mês de maio, será a vez da delegada Mariana Vilasboas, gestora adjunta do Departamento da Mulher da Polícia Civil de Pernambuco (DPMUL), que falará sobre “Exploração Sexual”. Médico urologista do IMIP e Andros Recife, Filipe Tenório estará no programa que fala sobre “Quando os homens é que são abusados sexualmente”. Ele é formado pela Universidade Federal de Pernambuco, especialista em fertilidade e saúde sexual masculina pela Universidade de Cornell (EUA). “A pauta foi inspirada por notícias sobre guerras, onde afirmam que o estupro de soldados é uma prática de dominação dos adversários em combate”, conta Adriana Pax.

O programa segue o mesmo formato da primeira temporada, com uma hora de duração. Contará com quadros de notícias, dicas, entrevista e sequência musical elaborada pela DJ Pax.

O Oxente, Afrodite! foi selecionado através do edital de apoio à ocupação da grade de programação da rádio Frei Caneca e teve sua primeira temporada em 2020, no auge da pandemia. No ano passado, foi reprisado e agora segue com mais 24 episódios inéditos que, em breve, se tornarão podcasts.

Serviço

Programa Oxente, Afrodite!
Exibições – toda sexta-feira, às 21 horas.
Como ouvir – 101.5 FM ou www.freicanecafm.org
Instagram – @oxenteafrodite
Sugestões de pauta – oxenteafrodite@gmail.