Terrenos baldios merecem mais atenção dos proprietários em épocas de chuva

O ato de deixar água empoçada em qualquer local de uma residência facilita a proliferação de mosquitos: dengue, chikungunya e zika vírus. E, no momento de chuvas, o aumento dos pernilongos é crescente. Por isso, a Prefeitura da Cidade do Paulista dispõe, na Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental, de um Programa de Combate às Arboviroses.

Nos últimos dias, a Vigilância Ambiental realizou fumacê em vários quarteirões dos bairros da Aurora; Nossa Senhora do Ó; Centro e em Jardim Paulista, incluindo a Avenida E, além das seguintes comunidades: Jardim das Ilusões, Jardim da Felicidade, Sítio São Roberto e Bolívia. Diversas ruas foram atendidas, com a finalidade de afastar os mosquitos, que vêm atacando as pessoas.

Não é somente Paulista que vem enfrentando os mosquitos e as arboviroses. Numa visão mais ampla, em todo o Estado de Pernambuco, recentemente, as notificações de chicungunha têm aumento de 99%; casos de zika vírus crescem em 55%.

A Secretaria de Saúde vem trabalhando diariamente e lavando fumacê e dedetização para os locais. A Prefeitura de Paulista pede a conscientização dos paulistenses que têm terrenos baldios, e indica que realizem uma manutenção para evitar possíveis focos de arboviroses, retirando água de pneus.

Solicitação da Vigilância Ambiental
E-mail: [email protected]

Orientações

– Mantenha a caixa d’água fechada;

– Mantenha tampados tonéis e barris d’água;

– Encha de areia até a borda os pratos das plantas;

– Coloque no lixo todo objeto não utilizado que possa acumular água;

– Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada;

– Mantenha as calhas limpas;

– Não deixe água acumulada sobre a laje.