Edmar Bacha revisita sua trajetória pessoal e pública, da infância no interior de Minas até o mais bem-sucedido programa de estabilização econômica do Brasil
Em um cenário de incerteza acentuada pela retomada da inflação, o rompimento do teto de gastos, o elevado desemprego e o risco de descontrole fiscal, o relato de Edmar Bacha sobre sua singular experiência na esfera pública brasileira nos permite uma reflexão valiosa sobre as questões, seja no campo das ideias, seja no âmbito das práticas, que dificultam a modernização do país e o enfrentamento das imensas desigualdades que nos afligem. Em No país dos contrastes, Bacha nos conduz pelos caminhos que percorreu na academia e no setor público, sempre voltado para o estudo aprofundado das nossas questões e a busca por soluções, às vezes, radicalmente inovadoras. O relato, franco e elegante, descreve a convivência com personagens que marcaram sua trajetória intelectual, como Celso Furtado, Mário Henrique Simonsen e Roberto Campos, assim como os momentos de luta e trabalho nos campos da política e da economia — no BNDES, no IBGE e na equipe econômica do governo Itamar Franco.
Com uma análise aguçada e a distância crítica que só o tempo é capaz de permitir, o autor remonta a suas origens na terra natal, Lambari, em Minas Gerais e a sua formação acadêmica em Belo Horizonte, no Rio de Janeiro, e em Yale, nos Estados Unidos. A narrativa culmina nos bastidores dos planos Cruzado e Real — revisitados da perspectiva de quem viveu intensamente a frustração do primeiro e foi peça fundamental no sucesso do segundo.
Com prefácio do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, No país dos contrastes, que chega às livrarias em outubro pelo selo História Real, da editora Intrínseca, conta a trajetória de um intelectual que ajudou a forjar o pensamento econômico sobre o Brasil e contribuiu de forma decisiva para o fim da hiperinflação no país.
“No fundo Bacha faz um inventário de sua obra. Quantas pessoas podem pensar que têm ‘obra’? Pois basta ler o livro para ver que Edmar Lisboa Bacha se encontra entre esses poucos.” — Fernando Henrique Cardoso
EDMAR LISBOA BACHA é economista, cofundador e diretor do Instituto de Estudos de Política Econômica/Casa das Garças, no Rio de Janeiro. Membro da equipe econômica que elaborou e aprovou o Plano Real, em 1994, foi presidente do IBGE e do BNDES, presidiu a BBA Securities em Nova York e atuou como professor em universidades no Brasil e nos Estados Unidos. Escreveu e organizou mais de vinte livros, entre eles 130 anos: em busca da República, lançado pela Intrínseca em 2019, que lhe deu o segundo Prêmio Jabuti da carreira. Em 2017, foi empossado na cadeira 40 da Academia Brasileira de Letras.
NO PAÍS DOS CONTRASTES: MEMÓRIAS DA INFÂNCIA AO PLANO REAL, de Edmar Bacha
Selo História Real | Editora Intrínseca
Páginas: 240
Livro impresso: R$ 69,90
E-book: R$ 34,90