A cantora e Embaixadora do Círio no Mundo, Fafá de Belém, fará, dia 05 de outubro, uma live de abertura do Círio de Nazaré 2020, com convidados muito especiais: Padre Fábio de Melo e o Maestro João Carlos Martins. A transmissão será feita às, 20h, diretamente do Teatro Sérgio Cardoso, um dos atores brasileiros mais talentosos, nascido em Belém, e transmitida pelo canal do Youtube da Fafá e pelo canal da TV Círio.
O repertório do show foi todo pensando no tema ‘A Amazônia e a Fé’ e o trio vai cantar obras de compositores paraenses, do clássico ao popular, além de músicas ligadas ao Círio e a Nossa Senhora de Nazaré. O cenário será formado por projeções da maior procissão Mariana do Mundo e cenas emocionantes da fé do povo do Pará.
Conversando um dia com Padre Fábio de Melo, ele disse à cantora que gostaria de participar este ano de algum forma, mesmo que virtualmente, do Círio de Nazaré e isso acendeu em Fafá a ideia desse espetáculo. “Queremos falar da nossa fé. Eu acredito que será maravilhoso. Estou muito feliz em ter a presença amada do Padre Fábio de Melo e o talento do Maestro, acredito que será uma abertura muito linda”, completa.
“Este ano o Círio e a Varanda de Nazaré serão virtuais e pela primeira vez estamos trabalhando juntos: a Varanda, a arquidiocese de Belém e a diretoria do Círio, o que muito me honra. Eu entendo que todos juntos podemos fazer muito mais pelo Círio e pela nossa cultura”, conta Fafá de Belém.
O Círio de Nazaré leva anualmente mais de 2 milhões de fiéis para as ruas de Belém. Em 2004 foi reconhecido como patrimônio cultural imaterial elo Iphan e, em dezembro de 2013, foi declarado Patrimônio Cultual da Humanidade pela UNESCO. Por conta da pandemia, este ano não acontecerão as tradicionais romarias do Círio, mas as ações e eventos virtuais estarão prontas para conectar a fé do povo paraense.
Com a intenção de apresentar o Círio de Nazaré para todo o mundo, Fafá de Belém realiza há 10 anos a Varanda de Nazaré, projeto que leva artistas, jornalistas, escritores empresários e intelectuais brasileiros, portugueses até Belém durante o Círio.