Um documentário digital que vai mostrar como é o dia a dia de quatro mulheres do audiovisual é o que a Endemol Shine Brasil prepara como homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A ideia do projeto surgiu para retratar a vida de mulheres que estão sempre por trás das câmeras, envolvidas em grandes produções. Agora, é a hora delas aparecerem na tela e contar um pouco do seu dia a dia.
Para a criação, captação e edição do documentário, toda a equipe foi composta 100% por mulheres, algumas delas contratadas especialmente para esse projeto. Com Direção de Ana Julia Travia, “Elas Nas Telas” acompanha o cotidiano de quatro mulheres reais em suas funções de trabalho, momentos de lazer e no íntimo de suas vidas, com o objetivo de falar sobre motivação, rede de apoio e ser uma fonte de inspiração para todas as mulheres do Audiovisual. Dentre as personagens, Marisa Mestiço, Diretora Geral do MasterChef Brasil e Mare Leal, Diretora de Negócios e Entretenimento de Marca da Endemol Shine Brasil, contarão suas histórias pessoais e trajetórias profissionais. Elas representam as centenas de mulheres que trabalham nos escritórios e nos sets da empresa.
“A intenção deste documentário é enfatizar a competência das nossas colaboradoras e, ao mesmo tempo, apresentá-las fora do âmbito profissional. Antes de ocuparem seus cargos, elas são mulheres que precisam lidar com diferentes demandas diárias também na vida pessoal. Nossas histórias e pautas devem ser lembradas e trazidas à tona todos os dias, não só no mês de março. O recorte que apresentamos são de mulheres reais, possíveis e, tenho certeza de que causará identificação em quem assistir”, comenta Nani Freitas, CEO da Endemol Shine Brasil.
No dia 08 de março será possível acompanhar o primeiro teaser de “Elas nas Telas” nas redes sociais da Endemol Shine Brasil, seguido de pílulas respectivas de cada personagem. No dia 18 de março, será o lançamento oficial do documentário no YouTube da produtora, que contará com 15 minutos de duração.
“Quando recebi o convite da Endemol Shine Brasil para compartilhar a minha experiência no Audiovisual em um projeto tão relevante e essencial como esse, não pensei duas vezes” diz Marisa Mestiço, Diretora Geral de MasterChef Brasil. “Sou filha de uma costureira e de um borracheiro, cresci na periferia de São Paulo, subverti a ordem natural do que se espera de uma mulher de origem humilde. Estou à frente de um dos programas de maior sucesso da televisão brasileira, sendo mulher, mãe e com uma história comum dos extremos das grandes cidades. É muito importante essa conversa sobre jornada com outras mulheres, mostrar que cada trajetória é única e que sucesso e realização são uma questão de perspectiva, eu me sinto forte hoje porque sei a importância de ter figuras femininas que me fizeram acreditar e chegar longe”, completa.
Sobre a Endemol Shine Brasil
A Endemol Shine Brasil é uma divisão da Banijay, a maior produtora e distribuidora de conteúdo independente do mundo. A Endemol Shine Brasil cria e produz conteúdos de não ficção, ficção e documentários para todas as plataformas e tem em seu catálogo sucessos nacionais e mundiais, incluindo a produção e a distribuição de títulos como MasterChef, The Masked Singer, Canta Comigo, Rolling Kitchen, Casamento às Cegas, The Bridge Brasil, Queen Stars Brasil, Big Brother Brasil, No Limite, Xuxa – O Documentário, dentre outros.
Além disso, produz formatos de branded content também para todas as plataformas, como Cabelo Pantene, Ilhados com Beats, Onix Music Trip, TeleKwai e outros. A Endemol Shine Brasil também é especializada em licenciamento de marcas, com mais de 300 produtos licenciados e iniciativas digitais, criando estratégias e conteúdos multiplataforma dinâmicos para marcas e canais.
Para saber mais, acesse o site.
Sobre a Diretora
Ana Julia Travia é formada no Curso Superior do Audiovisual pela ECA, USP. Dirigiu os curtas “Outras” (2017), selecionado para mostra foco do 21º Mostra de Cinema de Tiradentes, o curta “SAMPLE” (2018), vencedor do 22º edital do Cultura Inglesa Festival, o videoclipe “O que se cala” (2018) da Elza Soares e o filme “Entenda o processo colonial em 5 minutos” (2019) integrante da peça “Black Brecht: E se Brecht fosse negro?”. Também montou os curta-metragens “Eu só queria que você dissesse” (2016), “Peripatético” (2017) que foi vencedor do prêmio do júri no 50º Festival de Brasília, “Mato Adentro” (2018) e “Você tem olhos tristes” (2020), vencedor de melhor montagem no 48º Festival de Gramado, e “Semana que vem te prometo Palmares” (2023) que estreou em Los Angeles. Como roteirista, Ana Julia teve projetos selecionados no LABEX Curta Kinoforum em 2017, na 3ª edição do NetLabTv na categoria social vídeo em 2018 e venceu o prêmio Diadorim de bolsa de estudos do Projeto Paradiso em 2019. Em 2018, foi assistente de roteiro na Gullane, na série “Ninguém tá Olhando”, vencedora de melhor comédia do EMMY Internacional em 2020. Foi colaboradora de roteiro na série “Rota 66 – A Polícia que Mata” na Boutique Filmes no primeiro semestre de 2021. E no mesmo ano, foi convidada para roteirizar e dirigir a websérie “Vozes e Tons” da Sony Music, disponível no YouTube. Em 2022, assinou roteiros e foi diretora assistente da série “A História Delas”, da IntroPictures que estreou 6 de dezembro de 2023 na StarPlus. Em 2023, distribuiu o seu segundo curta de ficção, “Cartas de Amor” e trabalhou como diretora assistente em “Cidade de Deus – A série” da O2 para a HBOMAX. No momento, Ana Julia está gravando seu quarto curta-metragem, além de roteirizar e dirigir o documentário “Elas Nas Telas” para a Endemol Shine Brasil.