A representatividade das mulheres como investidoras vem crescendo desde 2020, e de acordo com dados da Bolsa, de lá pra cá, atingiu alta de 39,7%, alcançando mais de 1,1 milhão de CPFs cadastrados. Em Pernambuco, a XP contabiliza mais de 23 mil investidoras, representando quase 30% do total de investidores no Estado.
Assim como nos investimentos, o cenário nas empresas do setor financeiro vem evoluindo para essas profissionais. Segundo levantamento realizado pelo time de Análise de Fundos da XP, elas representam 17,5% dos colaboradores em posições de decisão em gestoras de fundos.
“Estamos muito orgulhosos e animados com os números de representação feminina que a XP vem alcançando. Na nossa regional Pernambuco, por exemplo, as mulheres são maioria e representam 57% da equipe que é composta por 33 pessoas”, afirma o líder regional Paulo Pereira Filho.
Para potencializar essa presença feminina no mercado financeiro, a XP Inc. tem adotado iniciativas estruturais como a criação do MLHR3, coletivo que tem como objetivo adotar iniciativas e proporcionar melhores condições para que as mulheres consigam desempenhar todo seu potencial profissional e com isso, mudar o retrato atual do mercado financeiro.
Atenta ao desempenho feminino, a XP assumiu a meta pública de ter ao menos 50% de mulheres em todos os níveis hierárquicos da empresa até 2025.