O Universa, plataforma de conteúdo feminino do UOL, e o Instituto Avon, organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua na defesa de direitos fundamentais das mulheres, comunicaram as finalistas do Prêmio Inspiradoras 2023, premiação com o objetivo de reconhecer e dar mais visibilidade a mulheres que lutam para a transformação da sociedade feminina. Entre as 21 finalistas em sete categorias, há quatro nordestinas e uma iniciativa que contempla a região.
Na categoria de Empoderamento Econômico, a cabelereira baiana Negra Jhô aparece no top 3. Focada na estética afro, a profissional saiu do interior a Salvador no final dos anos 1980, quando começou a oferecer seus serviços de trancista e conquistou uma legião de clientes. Além da clientela, ela fez questão de ensinar a técnica para outras mulheres e já ajudou inúmeras a conquistarem independência financeira em seus mais de 40 anos de trabalho social na região do Pelourinho. Atualmente, Negra Jhô capacita detentas e mulheres vítimas de violência e contribui no resgate da autoestima de pessoas que vivem com depressão em seu trabalho no Instituto Kimundo.
Já na categoria de Atenção ao Câncer de Mama, a nordestina de destaque é a advogada pernambucana Maria Paula Bandeira. Diagnosticada com câncer de mama metastático desde 2016, em seus 24 anos, a profissional recorreu às redes sociais em busca de relatos de pacientes que tivessem a mesma idade ou história parecida com a dela, mas não encontrou. Dessa forma, decidiu compartilhar sua experiência com orientações jurídicas sobre o direito das pacientes no Lenço do Dia, perfil no Instagram com mais de 30 mil seguidores. Além disso, Maria Paula criou o projeto Saúde Legal, extensão universitária sobre direito dos pacientes.
Na disputa para a campeã da categoria Mulheres na Ciência, está presente a biomédica e pesquisadora baiana Jaqueline Goes de Jesus. Com mais de 39 artigos publicados em revistas científicas, ela foi responsável por concluir o sequenciamento genético completo do novo coronavírus no Brasil em apenas 48 horas (a média nos outros países era de 15 dias) e tem no currículo outras importantes pesquisas sobre arbovírus. Além disso, faz parte do #TeamHalo, iniciativa internacional de divulgação da ciência, e pretende criar um instituto para incentivar meninas do ensino médio de escolas públicas a trilhar o caminho das ciências.
Na categoria Consultoras de Beleza, a agente de saúde alagoana Claudiana Ferreira está entre as indicadas. Como parte de seu trabalho, ela visita inúmeras casas em sua cidade, São José da Tapera (AL), e sempre se deparou com problemas que afetam a vida e saúde das mulheres da região: violência e câncer de mama. Inquieta, em 2019 criou o projeto Previne Mulher, que trata da saúde e segurança feminina em ciclos de palestras em escolas e postos de saúde. Além disso, Claudiana é a fundadora da rede online Tapera por Elas, em que mulheres podem buscar ajuda de forma segura em situações de risco.
Mesmo sem ser nordestina, Aline Silva, ex-atleta olímpica e medalhista mundial de Wrestling, desenvolve um projeto social que também atua no Nordeste. Indicada na categoria Equidade de Gênero e Liderança, a lutadora fundou a ONG Mempodora, que ajuda meninas de comunidades vulneráveis com aulas de luta e cursos de inglês em São Luís (MA) por meio de uma parceria com o Instituto Formação. Além do trabalho dentro das escolas, a ONG mantém o programa Combate à Pobreza Menstrual desde 2020.
Conheça o Prêmio Inspiradoras 2023
Em sua terceira edição, o Prêmio Inspiradoras 2023 concentra-se no enfrentamento às violências contra mulheres e meninas, assim como na atenção ao câncer de mama. Além disso, visa promover o progresso científico e incentivar a busca pela equidade de gênero, o empoderamento econômico e a participação cidadã das mulheres.
A cerimônia de premiação ocorre no dia 19 de setembro na Casa Natura, em São Paulo, e receberá transmissão ao vivo no Universa e Instituto Avon. Na ocasião, as vencedoras de cada categoria serão conhecidas além da mulher escolhida para a menção honrosa por suas ações em prol do meio ambiente, sustentabilidade e justiça climática.
Sobre o UOL Conteúdo e Serviços:
UOL Conteúdo e Serviços oferece mais de 1.000 canais de jornalismo, informação, entretenimento e serviços. Com cobertura de 70% (8 em cada 10 brasileiros acessam o conteúdo UOL todos os meses), o UOL tem a maior audiência entre veículos de comunicação da internet brasileira. O UOL Conteúdo e Serviços oferece ainda produtos de entretenimento (UOL Play, UOL Economia+, Clube UOL), segurança e Assistência (Antivírus, Assistência Técnica, UOL Resolve), soluções para mídia digital (Publicidade), entre outros. O Grupo UOL é o maior grupo brasileiro de conteúdo, tecnologia, serviços e meios de pagamentos digitais e tem ainda as seguintes unidades de negócios: PagBank, companhia aberta na NYSE (EUA), que tem soluções completas para pagamentos online e presenciais (mobile e POS) para todos os meios de pagamento (cartões de crédito, débito e refeição), além das contas digitais gratuitas que permitem pagar contas, recarregar celular, fazer portabilidade de salário e enviar e receber transferências (TEDs); a Compass UOL, que oferece soluções tecnológicas para a transformação digital de grandes empresas; e o UOL EdTech, plataforma com soluções para ensino online.
Sobre o Instituto Avon
O Instituto Avon é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que, este ano, completa 20 anos de atuação na defesa de direitos fundamentais das mulheres, promovendo iniciativas em atenção ao câncer de mama e enfrentamento às violências contra as meninas e mulheres. Por meio de ações próprias e parcerias com instituições da sociedade civil, setor privado e poder público, o Instituto Avon se concentra na produção de conhecimento e no desenvolvimento de projetos que mobilizem todos os setores da sociedade para o avanço das causas. Desde a sua fundação em 2003, o braço social da Avon no Brasil já investiu R$ 193 milhões em mais de 400 projetos, beneficiando mais de 5,3 milhões de pessoas e engajando mais de 130 empresas em suas iniciativas.