A talentosa atleta pernambucana, Kawani Sofia, está fazendo história nos Jogos da Juventude, realizados em Ribeirão Preto, São Paulo. Essa competição, que começou em 31 de agosto e vai até 16 de setembro, envolve 18 modalidades olímpicas e conta com a participação de jovens atletas de todos os estados do Brasil, sendo a maior competição estudantil do país.

Nos primeiros dias de competição, Kawani Sofia já havia conquistado três medalhas notáveis: ouro na resistência, prata na velocidade e bronze na potência máxima. Sua notável conquista na resistência a pegou de surpresa, mas ela provou que merece estar no topo do pódio.

“Para ser sincera, eu não estava muito confiante, porque sempre mantive minhas concorrentes em mente, sabendo que eram um pouco mais velhas e experientes. No entanto, estou aqui porque mereço. Sou campeã! Na prova de ciclismo, escolhi o momento certo para acelerar. Usei minha inteligência. Após esta vitória, não sou mais uma ‘menininha bestinha’.”, concluiu a pernambucana.

Agora, no segundo bloco de disputas, que aconteceu do dia 6 ao dia 8 de setembro, ela garantiu a medalha de prata na categoria individual e bronze, na categoria de dupla mista, em parceria com Guilherme Pedra, que havia conquistado a terceira colocação no individual.

“Todos sonham, mas eu nunca imaginei que esse sonho se tornaria realidade tão rapidamente. Com muito esforço e dedicação, consegui medalhas no ciclismo e no triatlo. A conquista no triatlo foi inesperada, estou muito feliz com todas essas conquistas. Saio daqui com a sensação de dever mais que cumprido e quero agradecer a Deus, à minha mãe, aos meus treinadores e a todas as pessoas que me apoiaram incondicionalmente.”, disse Kawani emocionada.

No triatlo, Kawani recebeu a prova de Guilherme na quarta posição, e com sua performance na natação, conseguiu alcançar a terceira posição, mantendo-a até o final. A dupla de Goiás ficou em primeiro lugar, seguida pela equipe do Paraná em segundo.

A estreia do triatlo nos Jogos da Juventude envolveu três categorias: individual masculino e feminino, além do revezamento misto. O percurso incluiu 300 metros de natação, 6 quilômetros de ciclismo e 1,7 quilômetros de corrida. Todas as provas de triatlo ocorreram no Magic Gardens, em Ribeirão Preto.

O início

Sua jornada começou quando, aos 11 anos, Kawani foi introduzida ao triatlo após treinar natação no Sport. Seu talento chamou a atenção de Cisiane Dutra, campeã brasileira de marcha atlética e participante dos Jogos Rio 2016, que a indicou para um projeto de triatlo. Com apenas três meses de treinamento, Kawani já se tornou campeã brasileira em sua categoria.