Promovida anualmente pelo Espaço Pasárgada, a atividade celebra os 137 anos do poeta Manuel Bandeira com uma programação diversa 

Evento mais celebrado do calendário do Espaço Pasárgada, a Semana Manuel Bandeira chega à 11ª edição, com uma programação que já começa na próxima segunda-feira (17). Até o dia 20 de abril (quinta-feira), a atividade vai celebrar a vida e obra do poeta pernambucano, tendo como grande ponto de encontro o dia 19/4 (quarta-feira), data de seu nascimento e da fundação do Espaço Pasárgada.

A programação deste ano engloba visitas guiadas, saraus, lançamentos de livros e uma grande novidade, que é a realização da primeira Flipasárgada. A Feira de Livros do Pasárgada vai reunir autores e poetas que estarão vendendo suas obras diretamente para o público, promovendo esse encontro em que quem produz e quem consome literatura.

“Manuel Bandeira é um dos mais influentes escritores ainda na atualidade, um dos maiores da língua portuguesa, amado e admirado por muitos. Então celebrar os 137 anos do poeta aqui, na casa dos avós, onde ele viveu dos 6 aos 10 anos, realmente é um movimento muito significativo para a cultura pernambucana e valorização da poesia brasileira”, ressalta a gestora do equipamento, Marília Mendes.

A programação da Semana Manuel Bandeira inicia-se todos os dias com visitas guiadas do espaço, a partir das 9h até a tarde. A parte da noite está reservada às programações culturais, às 18h. Na segunda-feira (17) haverá o lançamento do livro infanto-juvenil “A Revolução dos Contos de Fadas Vol.II.”, uma coletânea de contos inéditos escritos por mulheres de várias partes do Brasil, organizado por Dayvton Almeida.

Já na terça-feira (18), é a vez dos poetas Túlio Velho Barreto e Paulo Marcondes Ferreira Soares, que vão lançar o livro “Do Estar no Ainda”. “São haicais que foram gerados durante o isolamento social, quando estávamos no auge da pandemia. Paulo fez um poema longo, de 85 versos, e eu decidi partir dos versos dele para construir haicais. E aí ele adorou a proposta, escreveu os haicais dele e ficamos com 170 poemas guardados. Quase um ano depois, decidimos fazer o livro. A editora Patuá se encantou pelo projeto e topou publicar”, explica Túlio. “Poder participar de um evento como a Semana Manuel Bandeira, e fazer esse lançamento em meio a outros autores, é realmente muito gratificante”, diz ele. 

É também na terça-feira que começa a Flipasárgada. A feira vai até a quinta, das 17h às 20h30. Na quarta-feira (19), dia do aniversário duplo de Manuel Bandeira e do Espaço Pasárgada, a festa será com participação dos escritores e poetas presentes na feira, além de microfone aberto para quem quiser declamar. 

No dia do encerramento, quinta-feira (20),  Aldonez Pereira lança o livro “Antologia Riquezas

da Terra! Pernambuco em Verso e Prosa”, a partir das 18h.

SALVAGUARDA DA OBRA DE MANUEL BANDEIRA – Inaugurado em 19 de abril de 1986, o Espaço Pasárgada nasceu com o propósito poético, com a missão de dar continuidade ao legado de Manuel Bandeira. Afinal de contas foi ali, no sobrado de nº 263 da Rua da União, que pertencia ao avô do poeta, que o pequeno Manuel morou durante a infância. Os anos passados no Centro do Recife o marcaram profundamente e aparecem em diversos de seus versos. Um dos seus poemas mais conhecidos, “Evocação do Recife”, Bandeira se refere à casa como marco zero de suas referências, exemplo do Recife que para ele sempre ficará marcado. “(…) Recife… / Rua da União/… A casa do meu avô/ Nunca pensei que ela acabasse! Tudo lá parecia impregnado de eternidade (…)”.

Foi mantendo esse espírito e afeto tão cultivado pelo poeta em vida que nasceu o Espaço Pasárgada. O prédio, construído em 1825 e tombado pelo Governo do Estado, por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), em 1983, passou a funcionar como um espaço de preservação da obra do poeta e de fomento à literatura, com atividades como mapeamento de poetas e escritores pernambucanos vivos e mortos, recitais poéticos, lançamento de livros e uma gráfica, que publicou durante a década de 1990 livros de autores pernambucanos, além de cartazes, informativos e cartilhas relacionadas a literatura.

ATIVIDADES CULTURAIS – Atualmente o Espaço Pasárgada se configura como um centro de vivência e produção literária. “O espaço Pasárgada é um museu-casa, um espaço de convivência e troca, de proliferação e criação poética, artística, literária. É muito especial poder comemorar esses 37 anos, com a realização desse evento, que contará com saraus, feira e lançamentode livros”, ressalta a gestora Marília Mendes. O espaço possui uma sala de estudos literários, com uma pequena biblioteca de literatura pernambucana e acervo que reúne a obra completa de Manuel Bandeira, biografia, estudos e vídeos sobre vida e obra do poeta.

PROGRAMAÇÃO DA 11ª SEMANA MANUEL BANDEIRA

Segunda-feira (17)

9h às 16h – Visita guiada

18h – Lançamento do livro infanto-juvenil “A Revolução dos Contos de Fadas” – Vol.II. Uma coletânea de contos inéditos escritos por mulheres de várias partes do Brasil, organizado por Dayvton Almeida

Terça-feira (18)

9h às 16h – Visita Guiada

17h às 20h – Flipasárgada – Feira de livros do Pasárgada

18h – Lançamento do livro “Do Estar no Ainda”, de Túlio Velho Barreto e Paulo Marcondes Ferreira Soares. Participação musical: Evandro Nego Bento e Publios.

Quarta-feira (19)

9h às 16h – Visita Guiada

17h às 20H30 – Flipasárgada – Feira de livros do Pasárgada

18h  – Sarau de aniversário de Manuel Bandeira, com participação de escritores e poetas presentes na Flipasárgada. Haverá microfone aberto para quem quiser se apresentar também.

Quinta-feira (20)

9h às 12h – Visita Guiada

17h às 20h30 – Flipasárgada – Feira de livros do Pasárgada

18h – Saraus em Pasárgada Especial – Lançamento do livro “Antologia Riquezas da Terra! Pernambuco em Verso e Prosa”, organizado por Aldonez Pereira.

Serviço

11ª Semana Manuel Bandeira

Quando: 17 a 20 de abril de 2023 (segunda a quinta-feira), a partir das 9h

Onde: R. da União, 263 – Boa Vista, Recife – PE

Mais informações: (81) 3184-3165 | [email protected] | @manuelbandeira.pasargada