Projeto responsável por consolidar a banda homônima no cenário do rock inglês estrou em 2º lugar no UK Album Chart e lá permaneceu por 33 semanas consecutivas
“The Smiths”, álbum de estreia da banda britânica de rock alternativo de mesmo nome, lançado em 20 de fevereiro de 1984, completa hoje 35 anos. O projeto alcançou o segundo lugar no UK Albums Chart, permanecendo na lista por 33 semanas. Bem recebido pela crítica e pelo público, o álbum foi responsável por estabelecer a banda dentro do cenário musical da década de 80.
Cheio de guitarras inovadoras e letras irônicas – características que acompanharam The Smiths em toda a carreira –, o projeto foi gravado em estúdios de Londres e Manchester, de forma fragmentada, e produzido inicialmente por Troy Tate, que passou a liderança para John Porter na reta final.
“The Smiths” chegou ao público com 11 faixas, todas as composições de autoria de Morrissey e Johnny Marr, com mensagens de rejeição, perda, desilusão e sem qualquer semelhança com as músicas que estavam entre as mais tocadas na primeira metade da década de 80.
Antes do lançamento do álbum, o single “What Difference Does It Make?” chegou para o público em janeiro de 84, alcançando a posição de número 12 do UK Single Chart. O segundo single de trabalho foi “This Charming Man”, que originalmente não fazia parte do vinil e foi posteriormente incluída. O ábum se tornou um clássico mundial e ajudou a mudar a história da música.
Confira a tracklist completa de “The Smiths”:
Lado A
- “Reel Around the Fountain”
- “You’ve Got Everything Now”
- “Miserable Lie”
- “Pretty Girls Make Graves”
- “The Hand That Rocks the Cradle”
- “This Charming Man”
Lado B
- “Still Ill”
- “Hand in Glove”
- “What Difference Does It Make?”
- “I Don’t Owe You Anything”
- “Suffer Little Children”