les são alunos de curso de extensão que ensina técnicas de culinária para pessoas com deficiência visual gratuitamente

No próximo dia 6 de junho, alunos do Instituto de Cegos do Recife, o IAPQ, participam de uma aula especial de culinária, com o chef Claudemir Barros, do restaurante Oleiro, no UniFBV|Wyden. Eles fazem parte do projeto “Açúcar em Todos os Sentidos” idealizado pela professora de gastronomia do centro, Nina Burkhardt e, desde o final de março, aprendem a criar bolos, tortas e doces na cozinha do UniFBV. A aula especial com Claudemir marca o encerramento do segundo módulo do curso, iniciado no fim de março.

O projeto “Açúcar em Todos os Sentidos” tem como objetivo ensinar técnicas de confeitaria para pessoas com deficiência visual, em parceria com o Instituto de Cegos. Ele começou quando Nina percebeu, por meio de um utensílio específico de cozinha – a pinça marcadora -, que pessoas com deficiência visual também teriam a capacidade de criar tortas, bolos e demais artes culinárias. Totalmente gratuito, o projeto tem apoio dos alunos e professores de gastronomia do Centro Universitário UniFBV|Wyden, que junto com a professora, transmitem seus conhecimentos aos participantes de forma voluntária. “No primeiro módulo, que aconteceu em setembro do ano passado, eles aprenderam a fazer bolos e decorá-los. Já neste segundo, eles aprenderam a fazer os doces e salgados que compõem uma festa. Temos conseguido muito apoio e patrocínio para esse projeto e os alunos são muito engajados, é uma família que formamos no curso”, afirma Nina.

Hoje, participam do curso de extensão nove alunos do Instituto de Cegos do Recife, aprendendo a criar bolos, tortas, doces e salgados de festa. Os insumos para as receitas feitas no projeto são doados por voluntários e parceiros.