A Azul, maior empresa aérea brasileira em número de voos e destinos atendidos no Brasil, lança nessa semana o “Boas-Vindas Azul”, um programa de benefícios para os Clientes em parceria com a CRM&BONUS, maior empresa de giftback do mundo e dona de um pacote completo de soluções para relacionamento com consumidores.
A iniciativa é uma inovação que terá impacto no modelo de negócios da empresa, como uma nova fonte de receita. A novidade é um passo relevante para que a Azul avance em um dos seus principais pilares, que é a experiência do Cliente.
O “Boas-Vindas Azul” vai oferecer aos Clientes Azul oportunidades de descontos em lojas de varejo, serviços e lazer nos destinos em que o passageiro pousar. “Não queremos encerrar a relação com nosso Cliente quando entregamos a bagagem para ele. Queremos que a percepção positiva continue. Somos uma empresa de pessoas para pessoas, não uma empresa aérea apenas”, afirma John Rodgerson, CEO da Azul.
Assim que o passageiro colocar seu celular em rede, após a aterrisagem da aeronave, as possibilidades de ofertas chegarão via WhatsApp verificado da Azul. A CRM&BONUS tem uma carteira com 2.000 marcas brasileiras, espalhadas em 35.000 pontos de venda pelo país. No início, serão contemplados os pousos em Congonhas (São Paulo) e Brasília e, logo em seguida, no Santos Dumont (Rio de Janeiro). O plano, porém, é cobrir todos os aeroportos nos quais a Azul pousa – são cerca de 150 destinos no Brasil.
A inovação da Azul e da CRM&BONUS está no modelo de negócios, onde todas as pontas envolvidas são beneficiadas: os passageiros, as marcas que fazem as ofertas, a Azul e a própria CRM&BONUS. O ‘ganha-ganha-ganha-ganha’ funciona da seguinte maneira: os varejistas e Clientes da CRM&BONUS vão remunerar o lead gerado toda vez que o passageiro Azul clicar para aceitar a oferta e usar o benefício. Para o Cliente da CRM&BONUS, a vantagem é o lead qualificado e só remunerado quando realmente gerado. Essa receita será dividida entre Azul e CRMBONUS. E o passageiro Azul ganha o benefício e tem a segurança de que seus dados estarão cuidados dentro um sistema protegido e de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Com esse serviço, a Azul consegue transformar o relacionamento com seu Cliente em receita. “Tem que pensar grande. Isso é apenas o começo dessa parceira. Podemos fazer muito mais. Coisas que ninguém imaginou, na era em que o dado, a informação, é o novo petróleo”, afirma Rodgerson. Por ano, mais de 30 milhões de Clientes voam com a empresa e 16.000 milhões participam do programa de fidelidade da empresa. “No ano que vem serão 35 milhões de pessoas viajando a bordo das aeronaves da Azul”, prevê o executivo. A CRM&BONUS assinou um contrato de exclusividade desse serviço com a Azul.
Por trás do sistema conjunto, está uma ampla estrutura de Inteligência Artificial (IA), que vai personalizar a oferta de cada passageiro – para ampliar sua efetividade.
Todos os Clientes que informarem seus contatos corretos no ato do check-in ou, ainda, aqueles que estiverem com o contato atualizado no programa de fidelidade da Azul, receberão as ofertas. Já nos próximos dias, a aérea passará a oferecer o serviço também nos contatos adicionados no ato da reserva da passagem.
“Temos uma pequena faísca de algo muito grande tanto para a Azul, que pode mudar a forma como é percebida por seus investidores, como para a CRM&BONUS. Nós usamos tecnologia e inteligência para fazer os negócios crescerem. Somos uma empresa que busca novas formas de incentivo positivo para as companhias expandirem suas receitas. E nosso lema é fazer isso de forma que todos os envolvidos ganhem com isso”, diz Alexandre Zolko, fundador e CEO da CRM&BONUS.
Sobre a Azul
A Azul S.A. (B3: AZUL4, NYSE: AZUL) é a maior companhia aérea do Brasil em número de voos e cidades atendidas, com mais de 900 voos diários, para mais de 150 destinos. Com uma frota operacional com mais de 160 aeronaves e mais de 15.000 Tripulantes, a Azul possui mais de 300 rotas diretas em voo regionais, domésticos e internacionais. Em 2022, a Azul foi eleita a companhia aérea mais pontual do mundo, segundo o relatório OnTime Performance-