Ouça e assista: https://www.youtube.com/watch?v=mp6oAXtl71Q&feature=youtu.be
No segundo single do álbum “O Que Acontece no Escuro”, Lã (nome artístico de Guilherme Rech, também guitarrista da banda Amigo Imaginário) apresenta o retrato de uma mulher no fim de sua vida – a história é ilustrada por sobreposição de imagens produzidas por inteligência artificial.
Musicalmente, “Um Raio” é apoiado num emaranhado de guitarras, inspirado em bandas como Real Estate e Television, e em detalhes de percussão e sintetizadores. A letra, que fala a respeito da iminência da morte e do saldo da vida, é contraposta por um arranjo pop e leve – dando a iluminação inesperada de um raio sobre a história.
Composta, gravada e produzida por Lã, a faixa é apresentada num clipe realizado com um colaborador inusitado: o programa de inteligência artificial Midjourney. “Foram 6 semanas de pesquisa e execução, tempo em que o programa se tornou um parceiro criativo. Nem todo resultado era perfeito, mas o jeito que a inteligência artificial interpretava cada comando gerava novas ideias que eu não teria sozinho.” diz Guilherme. A partir de comandos de texto, o programa gerou mais de 5 mil imagens diferentes e coube ao artista a seleção das mais de 1.000 que fazem parte do resultado final. “Ferramentas como essa são só isso: ferramentas. A ideia não é substituir colaboradores de verdade. Mas pra um artista independente é importante manter o olho aberto pra esse tipo de oportunidade. Exige tempo e dedicação, mas é algo que qualquer um pode fazer”.
“O Que Acontece no Escuro” está disponível em todos os serviços de streaming. O videoclipe de “Um Raio” pode ser assistido no YouTube.