Evento é gratuito e acontece ao meio-dia, no térreo do Paço do Frevo

Surgido a partir das inquietações de cinco recifenses instrumentistas e compositoras sobre o lugar das mulheres na música instrumental brasileira, o grupo Makamo se apresenta nesta sexta-feira (21), em show inédito, na Hora do Frevo. A iniciativa acontece uma vez por mês no térreo do Paço do Frevo, ao meio-dia, com acesso gratuito, e dá destaque a musicistas e iniciativas que apresentam diálogos entre o Frevo e a música instrumental brasileira.


Criado em 2019 e formado inicialmente em configuração de quinteto, hoje o Makamo conta com Moema Macêdo no bandolim, Maíra Macêdo no cavaquinho, Karol Maciel no acordeon e Gabi Carvalho no violão. Para a apresentação da Hora do Frevo de sexta (21), as musicistas terão a participação de Júnior Teles no pandeiro. 

Dialogando com vários ritmos e várias formas na busca por uma sonoridade mais ampla, que também traga as identidades musicais e pessoais de cada uma, o grupo circula entre Choro, Frevo e Baião e se debruça principalmente em composições autorais. Para a Hora do Frevo, num show de uma hora de duração, o Makamo vai apresentar, além de composições autorais e frevos próprios, releituras de frevos famosos para colocar todo mundo para dançar no intervalo do almoço, abrindo o fim de semana.

Alunas, ex-alunas e professoras do Conservatório Pernambucano de Música, as mulheres do Makamo lançamento, em 2021, a partir do incentivo da Lei Aldir Blanc (LAB-PE), seu primeiro EP, o “MaKaMo Quinteto”, composto por três faixas autorais.


PAÇO DO FREVO – O Paço do Frevo é reconhecido pelo IPHAN como centro de referência em ações, projetos, transmissão, salvaguarda e valorização de uma das principais tradições culturais do Brasil, o Frevo. Patrimônio imaterial pela UNESCO e pelo IPHAN, o Frevo é um convite à celebração da vida, por meio da ativação de memórias, personalidades e linguagens artísticas, que no Paço do Frevo encontram seu lugar máximo de expressão, na manutenção de ações de difusão, pesquisa e formação de profissionais nas áreas da dança e da música, dos adereços e das agremiações do Frevo.

O Paço do Frevo é uma iniciativa da Fundação Roberto Marinho, com realização da Prefeitura do Recife, por meio da Fundação de Cultura da Cidade do Recife e da Secretaria Municipal de Cultura, e gestão do Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG).  Por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, tem o patrocínio master do Instituto Cultural Vale, o papel de mantenedor do Grupo Ultra, patrocínio da Rede e da White Martins. Conta com o apoio do Grupo Globo, Pernambucanas e Chevrolet Serviços Financeiros,  e o apoio cultural do Itaú Cultural e do Porto de Suape.

SERVIÇO

Hora do Frevo

Grupo Makamo

Sexta-feira (21), ao meio-dia

No térreo do Paço do Frevo

Acesso gratuito

Paço do Frevo – Praça do Arsenal da Marinha, s/n, Bairro do Recife, Recife

Horários: Terça a sexta, 10h às 17h | Sábado e domingo, 11h às 18h

Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia) – entrada gratuita às terças-feiras