Festival de Animação do Agreste acontece em Gravatá, Bezerros e Caruaru de 01 a 05 de outubro. Evento gratuito contará com estreia de filme e presença de diretores.
Uma história não mora apenas nos negativos ou nos frames dos filmes, ela existe na própria técnica ou no autor, e também nos artefatos e nos rascunhos. O Festival de Animação do Agreste – ANIMACINE, além da difusão e formação, é um espaço de preservação e memória do cinema de animação de Pernambuco. O evento acontece de 01 a 05 de outubro nas cidades de Gravatá, Bezerros e Caruaru, com exibição de curtas, longas, exposições e debates, sob o olhar da preservação do acervo audiovisual pernambucano, especialmente da produção de cinema de animação.
“Realizar a quarta edição do ANIMACINE em 2019 não é apenas um ato de resistência, mas também uma faísca de esperança do cinema enquanto transformação social. Sem patrocínios, mas com uma rede de queridos parceiros, conseguimos realizar o projeto mais uma vez”, explica o patrimônio vivo Lula Gonzaga, idealizador do Festival. Essa rede é materializada nas parcerias com realizadores, produtores, UFPE – Centro Acadêmico do Agreste, Armazém da Criatividade, Festival Stop Motion Our Fest da Argentina e o Múmia de Minas Gerais.
Sob o olhar atento da preservação, o Festival lança para toda a comunidade, o projeto técnico denominado “Documentação Museológica do MUCA – Museu de Cinema de Animação Lula Gonzaga” com o objetivo de inventariar e catalogar o acervo deste espaço dedicado à animação que guarda peças, desenhos, filmes e equipamentos que contam a história da animação pernambucana e nacional. “O cinema é a porta de entrada para valorizar nossa história, o cinema de animação, além do filme deixa uma série de artefatos como o story board, os cenários, os objetos que estão espalhado entre os realizados, nesse sentido o MUCA se propõe em receber e expor a toda a comunidade essa produção”, pontua o coordenador do Festival, Tiago Delácio.
Nesta edição, o ANIMACINE vai homenagear o cineasta, Wilson Lazaretti que vem para a estreia em Pernambuco do seu longa-metragem “História antes da uma história” que apresenta a jornada humana de forma inquietante e criativa. Lazaretti é um dos fundador do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas (SP) que traz sua experiência de formador e difusor da técnica de desenho animado. “Todo mundo sabe que liberdade e independência são coisas caríssimas e é justamente por causa disso que devemos levá-la aos quatro cantos do mundo. O ANIMACINE é um exemplo de perseverança, pois o segredo do sucesso da didática é o desejo de aprender”, lembra o professor Lazareti.
Outra presença importante neste Festival é a exibição do premiadíssimo longa “Tito e os pássaros” que trata da história de um menino, Tito, que se lança na missão de salvar o mundo de uma epidemia incomum, no Armazém da Criatividade, em Caruaru, com a presença do diretor André Catoto que também vem para o lançamento da exposição dos desenhos originais de seu curta denominado @DiSexta, no Museu de Cinema de Animação – MUCA, em Gravatá.
Sobre o homenageado – Wilson Lazaretti
Professor do Departamento de Artes Plásticas, Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas/Unicamp. É pesquisador na área de animação, com ênfase em Desenho Animado, sombra chinesa, animação de recortes, animação de bonecos, planejamento e filmagem. Aplica a didática de animação através de oficinas de brinquedos ópticos e construção de equipamentos para a produção de animação 2D. Em 1975 fundou o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, entidade independente e sem fins lucrativos, voltada para a animação e a dirige até a atualidade. Esta entidade produziu aproximadamente 300 curtas metragens de animação, dois longas metragens, realizou mais de 2.500 oficinas de produção de filmes por todo o Brasil e em alguns países como Argentina, Portugal, França, Dinamarca e Estados Unidos. Em 2001 iniciou a realização do seu primeiro longa metragem HISTÓRIA ANTES DE UMA HISTÓRIA, após 13 anos de produção, lançado em 2017.
Confira a programação completa:
BEZERROS
Local: Escola Técnica Estadual de Bezerros
R. José Pereira de Mendonça, 164 – Lot. Santo Amaro II
01/10 – Terça
16h – Mostra Internacional Mestre J. Borges
CARUARU
Local: Armazem da Criatividade
BR 104, KM 62 – Nova Caruaru
02/10 – Quarta
14h – Mostra Nacional Mestre Vitalino
15h – Longa: História antes de uma história, de Wilson Lazaretti
17h – Debate com o diretor Wilson Lazaretti
03/10 – Quinta
14h – Mostra Latino-americana Simón Bolívar
15h – Longa: Tito e os pássaros, de Gustavo Steinberg / André Catoto / Gabriel Bitar
17h – Debate com o diretor André Catoto
GRAVATÁ
Local: MUCA – Museu de Cinema de Animação Lula Gonzaga
Rua Taciano Gomes Melo Nº 03 – Bairro Porta Florada
04/10 – Sexta
15h – Lançamento Exposição @DiSexta + Exibição do Curta, com a presença do diretor André Catoto
16h – Coquetel
05/10 – Sábado
10h – Mostra Formação Mestre Lula Gonzaga
11h – Apresentação do projeto: Documentação Museológica do MUCA – Museu de Cinema de Animação Lula Gonzaga, com a museóloga Rosélia Rocha e o professor Marcos Buccini
13h – Almoço de encerramento e confraternização