Pesquisadora detalha como empresas de tecnologia coletam dados pessoais dos usuários da rede para manipular comportamentos e gerar lucro


Criado originalmente para organizar o conhecimento humano, com o seu sistema de buscas pela internet, o Google acabou controlando majoritariamente o acesso a ele. Quando fundou o Facebook, Mark Zuckerberg dizia que a intenção era conectar pessoas, mas hoje não há dúvida de que a rede social detém nossos segredos mais profundos. Enquanto navegamos pela vastidão do universo digital, vamos deixando “rastros” pelo caminho: o que compramos, o que gostamos de ler, ouvir ou assistir. Tudo isso somado fornece um rico material sobre quem somos e como nos comportamos ― e, para essas empresas, esse “excedente comportamental” se tornou um novo tipo de mercadoria com grande potencial para gerar lucro.

Em A era do capitalismo de vigilância, que chega às lojas no Brasil em fevereiro, pela Intrínseca, Shoshana Zuboff descreve em detalhes como empresas globais de tecnologia, como Google e Facebook, nos persuadiram a abrir mão de nossa privacidade por uma questão de conveniência. A autora, que ficou conhecida pelos brasileiros por sua participação no documentário O dilema das redes, lançado pela Netflix em setembro de 2020, também explica como as informações pessoais (“dados”) coletadas por essas empresas vêm sendo usadas não apenas para prever nosso comportamento, mas também para manipulá-lo e modificá-lo; e como isso está gerando consequências desastrosas para a democracia e a liberdade.

Neste novo estágio do capitalismo, a ameaça não é mais um estado totalitário simbolizado pelo Grande Irmão da literatura de George Orwell, mas uma arquitetura digital presente em todos os lugares, agindo em prol dos interesses do capital de vigilância. Estamos diante da construção de uma forma de poder inédita, caracterizada por uma extrema concentração de conhecimento que não passa pela supervisão da democracia.

A análise perturbadora e embasada de Zuboff escancara as ameaças da sociedade do século XXI: vivemos em uma “colmeia” de conexão plena, que a todos seduz com a promessa de lucro máximo garantido, mesmo que à custa da democracia, da liberdade e do futuro da humanidade. A era do capitalismo de vigilância é uma minuciosa análise sociológica da era digital, que define uma nova ordem mundial e que, segundo a jornalista e ativista Naomi Klein, deve ser lida como “um ato de autodefesa digital”.


“Uma crônica escrita de forma envolvente e fruto de uma pesquisa intensa sobre a origem do capitalismo de vigilância […]. Zuboff mira algo maior, disponibilizando uma plataforma de pensamento crítico a partir da qual se possa examinar a grande crise da era digital.”
The New York Times Book Review

A era do capitalismo de vigilância direciona os holofotes para a forma como esta última revolução está transformando economia, política, sociedade ― e nossas vidas.”
Financial Times

“Este não é um livro antitecnologia. Ele é anticapitalismo desregulamentado, feroz e impiedoso. É O capital desta geração.”
Zadie Smith

SHOSHANA ZUBOFF é professora emérita da Cadeira Charles Edward Wilson na Harvard Business School e ex-docente associada no Centro Berkman Kleinpara Internet e Sociedade na Escola de Direito de Harvard. Entrou para o corpo docente da Escola de Direito de Harvard em 1981, onde foi uma das primeiras mulheres contratadas como professora efetiva. Obteve o doutorado em psicologia social na Universidade de Harvard e o bacharelado em filosofia na Universidade de Chicago. Seu livro anterior, In the Age of the Smart Machine, foi descrito na primeira página do The New York Times Book Review como “uma obra de rara originalidade”. Tem sido colaboradora frequente do Frankfurter Allgemeine Zeitung, bem como colunista para a BusinessWeek.com. Seu artigo de 2015 sobre o capitalismo de vigilância “Big Other” recebeu o Prêmio de Melhor Artigo Científico da Conferência Internacional sobre Sistemas de Informação.

A ERA DO CAPITALISMO DE VIGILÂNCIA, de Shoshana Zuboff

Tradução: George Schlesinger
Páginas: 800
Editora Intrínseca 
Livro: R$ 99,90
E-book: R$ 69,90