A unidade Jaqueira do Colégio CBV, na Zona Norte do Recife, conta com um ponto de coleta de equipamentos eletroeletrônicos quebrados ou sem uso que serão destinados para o descarte correto. A ação está sendo realizada em parceria com a ONG Sempre Viva, instituição social que prepara mulheres da periferia para o mercado de trabalho. O ponto de coleta está disponível para a população e os equipamentos podem ser entregues dentro do horário de funcionamento da escola. 

Todo o material coletado irá ajudar na manutenção da Sempre Viva, já que a organização é sustentada através de doações e voluntariado. Os resíduos eletrônicos serão destinados para a Saga Consultoria, empresa certificada de coleta, separação e descarte correto de resíduos sólidos, e a renda do repasse será revertida para as ações sociais da ONG. 

Além do cunho social, garantir que os resíduos sólidos tenham um destino adequado é também uma forma de cuidar do meio ambiente e da saúde pública.  Isso porque o descarte inadequado dos eletrônicos no lixo comum pode contaminar a água e o solo, devido aos metais pesados encontrados em suas composições. 

“Chumbo, cádmio, mercúrio, berílio, entre outros elementos químicos, estão presentes nesses equipamentos. Quando contaminam o solo e a água, se tornam um sério problema para o nosso ecossistema. Além disso, podem provocar patologias graves quando em contato com o ser humano e os animais, como cânceres e doenças cardiovasculares”, explica Pietro Sales, professor de Química do CBV. 

O ponto de coleta está recebendo itens como CPU, notebook, nobreak, estabilizadores, monitores, fontes, HD, cabos de força, eletrodoméstico, celulares, carregadores, tablets, impressoras, leitores de CD/DVD, HD externo, placas, lâmpadas led, entre outros tipos de equipamentos. O CBV Jaqueira fica na Rua Dr. José Maria, nº 1106, Tamarineira.