“Mais importante que o destino é a caminhada”, já ensinava a sabedoria dos para-choques de caminhão. É embarcando em uma jornada de autoconhecimento que Yo Soy Toño, projeto do  músico alagoano Antonio Oiticica, lança mais uma canção de seu álbum de estreia. “El Camino”, única faixa em espanhol do trabalho, estará no disco “Mundo Inteiro” e já está disponível como single para streaming nas plataformas digitais.

Ouça “El Camino”: http://smarturl.it/ElCaminoYoSoyTono

Se em “Hotel”, último clipe lançado, o artista aborda o fim de um ciclo, em “El Camino” ele se joga no desconhecido – seja uma caminhada pela cidade que assusta, seja a vida após um processo de amadurecimento.

“Essa é única música em espanhol que compus pro ‘Mundo Inteiro’. Sempre achei que precisasse de uma música nessa língua por causa do nome do projeto. Também porque ela resume bem o que o álbum tenta transmitir. Em ‘Hotel’, talvez viesse o primeiro passo pra decidir partir pra uma nova jornada, o reconhecimento de que continuar no mesmo lugar não serviria mais. ‘El Camino’ é a música que marca a decisão desse personagem que sonha e realiza em ‘Mundo Inteiro’ pra realmente seguir a viagem. Uma música que fala sobre coragem, ao mesmo tempo que reconhecendo o medo e os titubeios”, explica Toño.

Veja “Hotel”: https://youtu.be/IxjdvwfCe3Q

A narrativa da jornada se aplica, inclusive, ao processo de composição e gravação da faixa, registrada entre três estúdios diferentes e ao longo de diversas versões. Inicialmente escrita em formato acústico, a música ganhou nada menos que três guitarras e banda completa após uma sugestão do músico Fellipe Pereira, presente em “El Camino” com coro, guitarras, bateria e programações. Já ao lado de Robson Cavalcante (coro, teclados, sintetizadores), a música ganhou uma levada de bossa nova ao violão somada a camadas eletrônicas. 

“A gente já vinha tentando criar algo com a banda inteira em alguns ensaios, já durante o processo de gravação, e nada saía. Um dia em casa eu tive a ideia de duas linhas bem simples que se completavam e que ficaram como arranjo de guitarras na música. No fim a gente acabou colocando mais um monte de guitarra (somos roqueirinhos) e ficou massa. É uma das músicas que mais curto no ‘Mundo Inteiro’, ela é a faixa final do álbum e acho que fecha muito bem a mensagem que quero passar nesse disco”, reflete Toño. 

“El Camino”, construída a muitas mãos, traz o artista no vocal, guitarras, chocalho e violão; Luiz Mota e Gustavo Borges assumindo as outras guitarras, João Lamenha no baixo e coro de Lucas Mello, Berta Cabral e Lorena Firmino, além de Robson Cavalcanti e Fellipe Pereira – este último responsável pela produção ao lado do próprio Toño.

“Mundo Inteiro” será lançado no início de 2020. “Penso que o disco conta a história de alguém que sonha e o caminho que se percorre para realizar esse sonho. Não é sobre a viagem em si, mas sobre o desejo de viajar. Seria uma trilha sonora que se coloca pra arrumar a bagagem”, convida ele.

Ficha técnica

Antonio Oiticica – voz, coro, guitarras, chocalho e violão

Fellipe Pereira – coro, guitarras, bateria e programações

Robson Cavalcante – coro, teclados, sintetizadores

Lucas Mello – coro

Berta Cabral – coro

Lorena Firmino – coro

Luiz Mota – guitarras

Gustavo Borges – guitarras

João Lamenha – baixo

Produção –  Antonio Oiticica e Fellipe Pereira

Gravação – Fellipe Pereira no Estúdio Montana Records

Gravações adicionais – Joaquim Prado no Estúdio Panda e Felipe Fernandes em home studio

Mixagem – Joaquim Prado

Masterização – Fernando Rocha

Foto de capa e edição fotográfica – Laura Fragoso 

Letra:

Traigo fuerte en mi cuerpo

Toda la ansia e todo el miedo de salir en la ciudad

Pero nada es seguro y cuando se camina solo

Cada passo es desvelar

Adiós, yo me voy

Tengo el mundo entero que caminar

Sueño mucho, pero creo

Ahora todo vas a empezar

El impulso al dar el salto

El aliento antes del buceo

La quietud, la tormenta

Un niño y un gran recelo

El camino, todo deseo

Ya soy grande, sigo sin miedo el sendero

Adiós, yo me voy

Tengo el mundo entero que caminar

Sueño mucho, pero creo

Ahora todo vas a empezar