A potência vocal e criativa do cantor e compositor Yhago Sebaz está de volta. “Yagô” é o terceiro trabalho do artista maranhense, se inspirando em k-pop, quadrinhos e anime para criar um universo único. Neste novo EP, Yhago traz à tona seu alter ego, uma entidade pop cheia de atitude que surge para vingar as dores apresentadas em seu álbum anterior, “Meio Amargo”. O EP “Yagô” é uma celebração da vida e uma reflexão sobre a masculinidade negra, utilizando diversos elementos artísticos.

Ouça “Yagô”: https://onerpm.link/527650402399

Yhago Sebaz sempre fez de seu trabalho um mergulho completo, unindo música e estética. Seus tons de R&B, neo soul e pop extrapolam para as cores, capas e clipes cuidadosamente pensados. Com “Yagô”, não seria diferente. Depois de um disco profundamente afrofuturista, o músico decidiu ir além das fronteiras para surpreender com referências até então inéditas no seu trabalho. 

“A inspiração veio quando pensei em trazer um som com ares mais confortáveis, músicas que celebram quem eu sou e a vida de alguma forma. Com a ideia de criar esse personagem, veio a inspiração visual de quadrinhos, mangás e animes. A principal referência foi o anime Yasuke, que conta a historia de um escravizado negro que acabou se tornando um homem livre e samurai no japão. A partir daí vieram outras, como HellBoy, Noturno dos X-MEN, Afro Samurai, etc. A persona e o eu lírico do EP vem nessa intenção de arte intervencionista, usando a dança, a moda, a música e a tecnologia como formas de expressão”, ele explica.

Crédito: Lara Carvalho

O EP em detalhes: faixa a faixa

Com uma pegada de rap, “Yagô” se inicia com “Imaculado”, onde o artista apresenta um flow dinâmico e debochado, com beats inspirados em musas do hip-hop como Megan Thee Stallion. A letra reflete sobre a masculinidade negra e a hipersexualização, buscando santificar corpos que frequentemente são estigmatizados.

Em “SadBoy”, a mistura do trap com as raízes do reggae de Yhago, nascido em São Luís do Maranhão, traz reflexões sobre enfrentar ansiedade e depressão, valorizando os desafios da vida. A faixa é seguida por“Madrugada”, uma canção inspirada no próprio namorado de Yhago. É uma lovesong com batidas que brincam com diversos estilos musicais, reduzindo o BPM do bregafunk e incluindo elementos mais melódicos, como sertanejo, trap, pop e reggaeton.

Assista ao clipe “Madrugada”: https://youtu.be/hgXyYMnNOiE

“Gaiato” é uma música que utiliza samples de uma tradicional música do Bumba meu boi e rimas inspiradas nos repentistas do nordeste, além de incorporar instrumentos típicos da musicalidade nordestina. Por fim, “Yagô” se encerra com “Madrugada Acústica”, em uma junção da música preta com o pop alternativo, resultando em uma experiência sonora única.

Assista ao clipe “Gaiato”: https://youtu.be/J0-tc3z9kgA

Crédito: Jessica Lauane

A trajetória artística de Yhago Sebaz

O novo EP é mais um marco em uma trajetória artística que já chama atenção. Nascido e criado em São Luís do Maranhão, conhecida como a Jamaica brasileira, devido à rica cultura musical, Yhago Sebaz sempre esteve envolvido com as artes desde a infância. Cresceu no teatro e na dança, até que sua paixão pela música se manifestou durante a adolescência.

Sua carreira musical decolou em 2014, com o lançamento do álbum de estreia “#negobeats”, que enaltecia a música negra e incorporava elementos da musicalidade maranhense. Em 2019, seu álbum “Meio Amargo”conquistou destaque, sendo listado entre os 50 melhores álbuns nacionais do ano.

Yhago recebeu reconhecimento tanto nacional quanto internacionalmente, acumulando uma videografia premiada e sendo finalista do E-Festival em 2022 com a faixa “Vou Embora”. Seu trabalho recebeu elogios de grandes artistas como Pabllo Vittar, Alcione e Marcelo D2, destacando-se pela representatividade para a comunidade negra e LGBTQIAP+. Já o clipe de “Você Bagunçou Comigo”, venceu o prêmio de Melhor Videoclipe Nacional no I Festival Cinema Negro em Ação 2020.

Com o lançamento do novo EP “Yagô”, Yhago Sebaz reafirma sua posição como um artista autêntico e inovador, deixando claro que não tem medo de se expressar e mostrar ao mundo quem ele realmente é. O EP está disponível nas principais plataformas de streaming.

Ficha técnica:

Produção: Jokkay, Dodô Diplomata, Markim, Jota SF, Raja

Identidade Visual:

Design: Yhago Sebaz

Ilustração: Ercidio Diniz