Após revelar três episódios onde apresentou sua mistura única de música orgânica e eletrônica, o duo Yamí encerra sua websérie gravada na Toca do Bandido em um capítulo onde recebe o artista camaronês Njamy Sitson, que participou de forma remota direto de seu país de origem. A iniciativa é viabilizada por meio do edital #retomadacultural, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do RJ, através da Lei Aldir Blanc e está disponível para acesso de todos, inclusive com tradução em Libras, no canal de YouTube de Yamí.
Confira o último episódio: https://youtu.be/n_sxmwNPgB4
Mesclando a intensa energia de suas apresentações com a candura dos músicos em seus bate-papos, esse registro visual ao vivo em estúdio deu novo fôlego ao repertório do álbum homônimo de Yamí, lançado em 2019. O trabalho une o cello cheio de distorções e efeitos do italiano Federico Puppi à potência percussiva do baiano Marco Lobo, mesclando atabaques, instrumentos do folclore brasileiro como berimbau, gungas e tambor onça, além de pads eletrônicos e outros instrumentos experimentais como hang drum, tubos e sucatas.
O caldeirão sonoro de Yamí é completo com participações especiais de Fernanda Sant’anna (episódio 2), Rita Benneditto (episódio 3) e, agora, Sitson. Ele aparece no disco nas faixas “Bah’li” e “Nkoni”, além do single “Mamãe Oxum”, lançado posteriormente. “No quarto capítulo temos a participação remota do Njamy Sitson, que gravou do outro lado do oceano. Njamy é um artista fascinante que colaborou conosco no álbum e que fizemos questão de ter aqui conosco, mesmo remotamente”, comenta Marco Lobo.
Assista ao primeiro episódio: https://youtu.be/qqQkVBBUHMw
Assista ao segundo episódio: https://youtu.be/BqChw-qHe3g
Assista ao terceiro episódio: https://youtu.be/kYCv1muuqXY
“Nesse período tão complicado decidimos criar algo que pudesse entregar um pouco de arte e leveza diretamente na casa das pessoas. Faz mais de um ano que não fazemos um show e pra nós foi muito importante esse encontro na Toca do Bandido, poder tocar juntos e trabalhar com nossa equipe”, avalia Puppi. “Por isso decidimos reunir neste projeto as pessoas mais queridas e mais importantes para o YAMÍ, a equipe, os convidados, a produção, todo mundo ocupa um lugar muito especial no nosso coração”, completa Lobo.
A série de pocket shows está disponível no canal dos músicos no YouTube: http://bit.ly/YamiYouTube
Confira o último episódio: https://youtu.be/n_sxmwNPgB4
Ficha técnica
Marco Lobo: Percussão
Federico Puppi: Cello e Programação Eletrônica
Cynthia Takamoto: Produtora Executiva
Diogo Guedes: Técnico de som, mixagem e masterização
Almir Chiaratti: Direção, edição e pós produção audiovisual
Julio Andrade: Assistente de produção audiovisual
Felipe Mendes: Assistente de estúdio
Jane Herkenhoff: Assistente de edição
Reginaldo Ferreira: Roadie
Cristina Cordeiro: Figurinos
Cesar Marquez: Maquiador
Participações Especiais: Rita Benneditto, Fernanda Sant’anna e Njamy Sitson (Camarões)
Gracielle De Menezes: Intérprete de Libras
Design Gráfico: Gualtiero Terralte
Assessoria De Imprensa: Build Up Media
Marketing Digital: Luis Berner