Na 14.ª edição da Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, que acontece entre 6 e 15 de outubro, no Centro de Convenções e Pernambuco, Recife, será possível aprender brincando por meio de um circuito de jogos de raciocínio. Esta é a proposta de uma das atividades que compõe o estande da Prefeitura Municipal da capital. As atividades serão propostas e mediadas pela empresa Mind Lab, parceira da rede pública de educação no município. A programação será formada por demonstração dos jogos Mind Lab nos dias 08, domingo, das 10h às 11h, na quinta-feira, 12, das 10h às 11h, 14, sábado, das 15h às 16h e no dia 15, domingo, das 10h às 11h. Os visitantes poderão se envolver, e serão orientados por mediadores.
“Preparamos três jogos, que os alunos de Recife já vivenciam em sala de aula, com o propósito de envolver todos os visitantes, além de professores, estudantes e seus familiares.Queremos mostrar que a família faz parte do processo educacional, e todo mundo pode jogar e aprender jogando”, destaca Hudson Cardoso, representante da Mind Lab em Recife. “A intenção é jogar de uma forma mediada, para conseguirmos conduzir e desenvolver habilidades nos participantes, assim como fazemos nas escolas públicas de Recife”, acrescenta.
Conheça as atrações e as intenções:
O Jogo do Rei é indicado para crianças acima de 8 anos. Com ele, trabalhamos letramento matemático, contagem, números naturais, sequência. Entre as habilidades socioemocionais, exercitamos o respeito às regras, o parar e pensar antes de agir e o respeito ao outro, porque se jogam em duplas. As formas de lidar com a frustração e o acolhimento do outros também são exercitados.
A Hora do Rush estimula a resolução de problemas e o raciocínio lógico. Indicado para crianças a partir de 4,5 e 6 anos, possibilita o desenvolvimento do respeito às regras, e ainda trabalha cores e reprodução de modelos e padrões.
E o Tic Tac Toe que é uma releitura do jogo da velha. Trabalham-se elementos como animais, sombras, formas e profissões. E também é indicado para crianças entre 4 e 6 anos.
Parceria com Recife
Há mais de uma década, a metodologia da Mind Lab tem ajudado os alunos da rede municipal a trabalhar em equipe, cooperar e agir positivamente. Por meio do Programa MenteInovadora, a empresa vem colaborando com a Secretaria de Educação. Em 2023, 75 mil estudantes de 219 escolas de Recife foram beneficiados. Esses alunos têm sido impactados por uma metodologia que integra ao currículo jogos de raciocínio e materiais pedagógicos e colabora com a formação de professores. O principal objetivo é que crianças e adolescentes desenvolvam habilidades socioemocionais por meio de atividades lúdicas.
A Mind Lab
A Mind Lab colabora com redes públicas e privadas de ensino no enfrentamento do cenário de desigualdade educacional e geração de renda. Desde sua fundação no Brasil, em 2009, capacitou 200 mil professores para aplicação de suas metodologias em mais de 17 estados brasileiros, impactando diretamente 7,3 milhões de alunos e familiares. Atualmente atua junto a redes dos Estados de Alagoas, Acre, Distrito Federal, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.