Projetos da parceria entre Inloop e Planet investem em empreendimentos inovadores, com soluções integradas de tecnologia, sustentabilidade e localização estratégica

A parceria entre a brasileira InLoop Holding e a anglo-italiana Planet Smart City, líder mundial em cidades inteligentes, começa a popularizar no Brasil o conceito de edifícios digitais, já amplamente disseminado nas principais metrópoles do mundo. Dentro da estratégia de expansão em São Paulo, maior mercado de imóveis no país, as empresas buscam oferecer tecnologia, beleza e qualidade de vida a preços acessíveis.

Os projetos Viva!Smart integram inovação em quatro pilares: arquitetura e planejamento urbanístico; tecnologia; sustentabilidade e práticas de engajamento social. O objetivo é construir apartamentos smart, que, além da modernidade e funcionalidade, disponibilizem uma série de serviços, com soluções integradas, como sensores e medidores inteligentes, aplicativo gratuito do prédio, horta urbana, wi-fi gratuito e biblioteca, entre outras facilidades. Mais serviços ainda são integrados utilizando a plataforma Planet App.

“O Brasil ainda figura no ranking dos cinco países com maior déficit habitacional em todo o mundo. Nosso propósito é oferecer um novo tipo de moradia, acessível a pessoas com renda de R$ 2.800. Queremos que a digitalização gere inclusão e também o fortalecimento dos negócios de bairro. Estamos muito satisfeitos com a receptividade e a ideia é, depois de concluída a primeira fase, acelerar nossos projetos e lançamentos”, afirma Eduardo Peralta, CEO da Inloop.

A compra das unidades do Viva!Smart podem ser feitas por meio do programa de governo Casa Verde e Amarela, que tem um valor baixo para a entrada no sonho da casa própria. Além do cliente convencional, as facilidades atraem um público mais jovem, que, em geral, adia mais a decisão de comprar um imóvel.

O primeiro do gênero em São Paulo Aquarela, na Bela Vista, na região central da cidade. Diferentemente de outros empreendimentos da Planet no Nordeste, na capital paulista se optou pelo modelo vertical. O Aquarela chegou a ter lista de espera e todas as 240 unidades residenciais – com metragem entre 35 e 50 metros – vendidas.

Ao todo, outros três empreendimentos Viva!Smart estão sendo lançados: em Itaquera, Jabaquara e Freguesia do Ó.

“Pretendemos oferecer o que existe de melhor no mundo, adequando sempre às realidades e necessidades de cada região do Brasil. Em São Paulo, o foco precisa ser mobilidade, conforto, lazer, segurança e, claro, conexão ágil”, destaca Eduardo.

Serviços e facilidades que diferenciam os empreendimentos Viva!Smart no mercado:

Compostagem comunitária – Com o uso de técnicas de reciclagem, os restos orgânicos são transformados em adubo.

Fauna diversificada – As áreas verdes permitem o surgimento de micro hábitats naturais para aves e outras espécies.

Verde – Uso de plantas nativas e com baixa demanda hídrica. Para a criação de áreas com alta biodiversidade e preservação.

Entulho – Uso consciente dos materiais e respeito ao entorno, desde o início da obra até a entrega do empreendimento.

Coleta seletiva – Serão instaladas lixeiras para cada tipo de descarte: papel, plástico, vidro, alumínio etc.

Pavimentação drenante – Evita o acúmulo de água no piso. É antiderrapante e mais seguro.

Horta urbana – Ajuda a promover a socialização, a boa alimentação e o sentimento de pertencimento dos moradores nas áreas comuns.

Pessoas

Gestor social – Profissional que cuida do bem comum e estimula o envolvimento dos moradores no processo.

Canto das fábulas – Um cantinho lúdico para ler histórias para as crianças.

Troca de livros – Local para estimular a leitura e a troca de livros, reduzindo o consumo.

Churrasco – São duas áreas para churrasco, o que permite uso simultâneo.

Espaço gourmet – Para compartilhar com família e amigos.

Alimentação – Além da horta, há dicas de hábitos alimentares adequados, como higiene e aproveitamento dos produtos, via Planet App.

Quadro público de ideias – Um espaço físico para cada morador propor soluções para o condomínio.

Biblioteca de objetos – Permite reservar equipamentos úteis pelo App da Planet.

Espaço saúde – Servindo de apoio à área fitness, terá equipamento que faz testes básicos de saúde, emitindo relatório completo e pesquisa um centro médico para um diagnóstico qualificado.

Cursos – Espaço comunitário para oficinas, cursos, atividades sociais e compartilhamento de experiências.

Pets – Área equipada para animais de estimação.

Espaço coworking e para eventos – Área equipada para home office, com internet, mesa de reunião e café.

Materiais antitrauma – Aplicados em parte do piso do playground, minimizando impactos.

Área de lounge urbana – Para aproveitar o meio ambiente e a interação social.

Kids – Área de jogos educativos.

Bicicletário – Oficina, estacionamento e lava-rápido de bikes.

Aplicativo do condomínio – Baixado gratuitamente, é um meio de se conectar com tudo o que o condomínio oferece e serviços da comunidade. Pelo Planet App, será possível encontrar serviços realizados por outros moradores e comerciantes locais.

Mobility on Demand (MoD) – O sistema incentiva novos comportamentos na relação cidadão/automóvel.

Monitoramento – Infraestrutura para vídeo monitoramento em que o condomínio pode instalar um sistema para que o morador acompanhe, em tempo real, as áreas comuns do prédio (via Planet App).

Banco inteligente – Permitirá recarregar dispositivos por meio de um cabo USB nos locais de convivência.

Dispositivo de segurança pessoal – Função do Planet App que permite pedir ajuda e ainda ativar um círculo de pessoas em caso de emergência.