Dentro da programação do FIG, evento acontece na Igreja de Santo Antônio

Quarta-feira (27), segundo dia do Virtuosi da Serra, traz programação especial para o evento que acontece na Igreja de Santo Antônio, dentro da programação do Festival de Inverno de Garanhuns. Às 16h, o Ensemble Barroco Sonoro Ofício apresenta o programa “O Barroco Musical e suas Fronteiras”. Gleice Vieira (soprano), Luiz Kleber Queiroz (baritono), Anderson Rodrigues (flauta), Sérgio Dias (flauta), Maria Aída Barroso (cravo) e Solange Coelho (fagote) apresentam obras de Henry Purcell, Arcangelo Corelli e G. Batista Bononcini. Formado por músicos especializados em música barroca do cenário nordestino, o conjunto foi criado em 2010, com direção artística do maestro Sérgio Dias. Sempre constituído por um grupo variável de instrumentos, passando por violinos barrocos, guitarra antiga, flautas, oboés, metais e percussão, o grupo se dedica à interpretação de repertório que se estende do século 17 às obras contemporâneas.

O Duo Piano & Panela, com a pianista Maria Teresa Madeira e o percussionista Felipe Reznick, fecha a programação do dia 27, às 21h. O conjunto explora a música brasileira para criar uma identidade sonora com diversos timbres e variados ritmos, como choro, marcha, ciranda e coco. O repertório, com arranjos sofisticados feitos pelos dois músicos, conta com obras contrastantes para melhor identificação de cada um dos estilos apresentados, criando assim uma nova sonoridade para músicas já conhecidas como “Ó Abre Alas”, de Chiquinha Gonzaga e “O Trenzinho do Caipira”, de Villa-Lobos.

SOBRE O VIRTUOSI – Após dois anos, o Festival de Inverno de Garanhuns retoma sua programação — e o Virtuosi na Serra, como parte da agenda do 30º FIG, volta ao Agreste, agora na 16ª edição, com seu propósito de popularizar a música erudita. Os concertos acontecem de 26 a 30 de julho, com apresentações diárias às 16h e às 21h, na Igreja de Santo Antônio. E dia 31, às 20h, no polo principal do FIG (Palco Mestre Dominguinhos), quando o festival rende homenagem ao criador do Virtuosi, maestro Rafael Garcia, falecido em outubro do ano passado. A noite especial contará com o mais célebre contratenor brasileiro, Edson Cordeiro, que estará acompanhado da Orquestra Jovem de Pernambuco e do pianista Antonio Vaz Leme, sob a regência do Maestro Nilson Galvão. É a Rafael Garcia, inclusive, que este Virtuosi na Serra é dedicado.

Um dos maiores festivais de música de câmara do Nordeste começou sua história em 1998. O evento foi criado pelo casal Altino Garcia, incansáveis batalhadores pelo desenvolvimento da música no Brasil. Rafael e Ana Lúcia Garcia acreditaram que somente através de um evento desta natureza seria possível fazer música da mais alta qualidade. O Virtuosi trouxe grandes personalidades e artistas talentosos, contribuindo para o desenvolvimento e enriquecimento cultural do país. Já realizaram mais de 20 edições do festival em Pernambuco, chegando também ao interior do Estado nas cidades de Gravatá, Garanhuns (Virtuosi na Serra) e Belo Jardim, além de eventos especiais como o Virtuosi Brasil, Virtuosi Sem Fronteiras e Virtuosi Século XXI, com masterclasses, workshops e concertos com instrumentistas de várias nacionalidades.

Programação Virtuosi na Serra:
Acesso gratuito

Dia 27 (quarta-feira) | Igreja de Santo Antônio
16h: Ensemble Barroco Sonoro Ofício
21h: Duo Piano & Panela, piano e panela

Dia 28 (quinta-feira) | Igreja de Santo Antônio
16h: Duo Pessoa da Silva, violão e bandolim
21h: Elisa Fukuda, violino, e Felipe de Souza, piano

Dia 29 (sexta-feira) | Igreja de Santo Antônio
16h: A Nova Geração: Raquel Paz, viola, e Rodrigo Prado, cello
21h: Luis Felipe de Oliveira, piano

Dia 30 (sábado) | Igreja de Santo Antônio
16h: Paula Bujes, violino e rabeca
21h: Ensemble Vocal Cantamus

Dia 31 (domingo) | Palco Mestre Dominguinhos – Homenagem ao maestro Rafael Garcia.
20h: Edson Cordeiro com Orquestra Jovem de Pernambuco, sob a regência de Nilson Galvão e participação do pianista Antonio Vaz Leme