O mercado de assinaturas, também conhecido como subscription economy, tem crescido exponencialmente nos últimos anos. Segundo o “Relatório Assinaturas 2024”, realizado pela Vindi e Opinion Box, 44% dos assinantes de serviços possuem alguma assinatura para produtos físicos como os vinhos (12%), que lideram como os itens mais adquiridos, seguidos por produtos para pets (11%) e livros (9%). De acordo com a Wine, maior clube de assinatura de vinhos do mundo, a busca por assinaturas de vinhos se dá por um interesse do consumidor em aprender mais sobre a cultura do vinho.
“O Brasil ainda é o país da cerveja e ainda não tem uma cultura de vinho estabelecida”, diz Laura Barros, diretora de marketing da Wine. “O principal desafio do consumidor é escolher bons rótulos quando se depara com tantas opções de vinhos, tantas uvas distintas de tantos países diferentes e a proposta de uma assinatura resolve esse problema ao trazer a curadoria de produtos todos os meses por um preço compatível ao orçamento do consumidor”, diz Laura.
Apesar da ascensão das assinaturas físicas, conforme a pesquisa, esse modelo ainda permanece em segundo plano em relação às assinaturas de produtos digitais – sobretudo os serviços e plataformas de streaming, assinados por 82% dos entrevistados. Neste contexto, para o crescimento do mercado de assinaturas para produtos físicos, é essencial ter foco em aprimorar a dinâmica e custos para fretes, segundo análise do relatório.
Por essa razão, a Wine opera por meio de um modelo de desintermediação e também com foco na experiência do sócio. A empresa realiza a ponte direta entre os produtores de vinho até o consumidor final. “Nossa equipe de winehunters faz a seleção dos vinhos, fazemos a importação própria e entregamos diretamente na casa de nossos sócios”, diz a executiva. “Isso nos permite entender a cadeia completa, oferecer preços competitivos e ter ganhos de escala em nossas negociações para o vinho chegar na casa do nosso sócio por um preço mais acessível”.
Crescimento do clube de assinaturas
Com isso, o Clube Wine, programa de assinatura e receita recorrente da empresa, tem registrado um crescimento significativo nos últimos anos. O Clube Wine encerrou o ano de 2023 com 417 mil assinaturas ativas, conquistando 51 mil novas assinaturas em relação às 366 mil registradas no final do ano de 2022, equivalente a um crescimento de 13,9%.
“Para nós, é um momento de celebração alcançar essa marca”, diz a diretora de marketing da Wine. “Também estamos atentos ao crescimento da nossa base de sócios em mercados internacionais, como o México, onde já contamos com mais de 15 mil assinaturas ativas”.
Estratégias para conquistar público consumidor
De acordo com a Wine, o crescimento do Clube Wine, principal unidade de negócio da empresa, mostra como o público consumidor no Brasil está aberto a aprender e explorar novos rótulos de vinho. “Os brasileiros reconhecem que não têm essa tradição arraigada, desejam aprender sobre a cultura do vinho e estão interessados em experimentar rótulos de todo o mundo. Diferentemente dos argentinos, por exemplo, que geralmente só consomem vinhos argentinos”, explica a executiva.
Uma das principais estratégias da empresa para conquistar cada vez mais assinantes é oferecer, além de garrafas diferentes todos os meses, informações de qualidade através da Revista Wine que acompanha a Winebox que chega na casa dos consumidores com histórias sobre os rótulos do mês, receitas de pratos e sobremesas, qualidades das bebidas, assim como métodos e regiões que produzem vinhos.
A Wine aposta ainda na produção de conteúdo distribuído por meio do podcast Wineverso e do app Wine Vinhos que possui gamificação para levar conhecimento através do entretenimento, além de completar este ecossistema com espaços diferenciados de degustação nas 17 lojas físicas que a marca possui espalhadas pelo país. “O vinho é um produto com alma, tem uma história, uma família, o tempo da terra. É um produto quase artesanal. Nosso papel é contar essas histórias envolventes para os nossos sócios”, diz Laura.
Sobre a Wine
A Wine foi fundada em 2008. A empresa, que já nasceu online há 15 anos, ousou investir em vinho no país da cerveja e, hoje, é o maior clube de assinatura de vinhos do mundo. Com a missão de conectar mais pessoas por meio da paixão pelo vinho e tornar o vinho um produto hiper disponível no mercado brasileiro, além do Clube Wine, a marca atua com o e-commerce www.wine.com.br, o app Wine Vinhos (disponível para download na AppStore e Google Play) e possui 17 lojas físicas no Brasil. São três unidades na capital paulista, duas no Rio de Janeiro e 12 em cidades como Ribeirão Preto, Barueri (Alphaville), Campinas, Salvador, Natal, Fortaleza, Goiânia, Recife, Belo Horizonte, Curitiba, Vitória e Porto Alegre. Além disso, a Wine está presente no México, com o clube de assinatura “Vino como quieras”. Ao lado da Cantu Grupo Wine e da Bodegas Grupo Wine, marcas que atuam com foco no B2B, a empresa compõe o Grupo Wine, que ocupa o primeiro lugar no ranking de importação e se consolidou como o grupo #1 de vinhos no Brasil.