Nos registros históricos, a receita original do pão de banana (Banana Breed) surgiu nos Estados Unidos pelos idos de 1930. Por não ser uma fruta proveniente do país, a banana levou algum tempo para ser inserida no cardápio de sobremesas da população desde quando começou a ser importada em 1870.

A origem da receita de Banana Breed é conflituosa. Vários estudiosos da história gastronômica mundial dissertam que a fórmula foi inventada durante a Grande Depressão, que teve início em 1929, pois as donas de casa tentavam evitar o desperdício de qualquer alimento. As bananas muito maduras estavam nesse rol e começaram a ser utilizadas como componente da massa de pães. Uma possível outra origem seria a promoção de produtos como fermento e farinha em cozinhas corporativas.

No Brasil, a Villa Bom Jardim, em Paraty, dos mesmos proprietários do Sandi Hotel, serve uma versão deliciosa dessa iguaria. Use sua criatividade e customize como desejar, incluindo pedacinhos de nozes, castanha do Pará ou outros nuts e frutas secas de sua preferência.

Confira a receita completa:

Banana Bread 

Preparo: 60 minutos

Rendimento: 20 porções

Ingredientes:


100g de farinha de castanha de caju 
100g de farinha de mandioca  
100g de farinha de aveia
2 colheres (chá) de fermento em pó
2 colheres (chá) de canela em pó
1 colher (chá) de cardamomo moído
1/2 colher (chá) de cravo moído
1/8 colher (chá) de noz-moscada moída
1/4 colher (chá) de sal
3 bananas médias orgânicas bem maduras
2 ovos orgânicos
100g de óleo de coco (liquido)
100g de açúcar de coco
80g de iogurte de coco  
1 vagem de baunilha (ou 1 colher (chá) de extrato de baunilha)
100g de chocolate picado grosseiramente

Modo de preparo:

  • Pré-aqueça o forno a 180C. 
    • Misture as farinhas, o fermento, as especiarias e o sal em uma tigela. 
    • Em uma tigela grande separada, amasse as bananas com um garfo e adicione os ovos, o óleo, os açúcares, o iogurte e a baunilha. Bata por alguns minutos até ficar homogêneo. 
    • Adicione a mistura de farinha aos ingredientes molhados e misture até ficar homogêneo usando uma espátula. 
    • Por último, coloque os pedaços de chocolate.
    • Transfira para uma forma de pão untada.
    • Polvilhe o topo com amêndoas picadas, se desejar. 
    • Asse por 50-60 minutos ou até que um palito inserido no meio saia limpo. 
    • Tire do forno e aguarde alguns minutos para desinformar. Sirva com melado ou o acompanhamento de sua preferência

Sobre a Villa Bom Jardim

A casa em estilo colonial mais clássica de Paraty foi inteiramente reformulada, em 2020, com projeto do renomado arquiteto Marcos Tomanik. Com sete amplas suítes, três delas com vista para o mar, todas com closet e amplos banheiros, o imóvel ocupa uma área de 1.500 m2. O piso foi trocado por uma linda cerâmica importada da Espanha. A decoração conta com peças garimpadas pela família em antiquários náuticos, há mais de 50 anos, como bússolas originais de navios, escafandros e imitações de barcos de navegação ingleses, mesclados a cores navy e temas tropicais. A sala é integrada à cozinha, por sua vez, ligada a uma nova área gourmet externa. A segunda cozinha tem todos os equipamentos da marca Viking, visando entregar o que há de melhor aos amantes da gastronomia. Faz parte também da cozinha gourmet uma clássica Berkel 1920, conhecida como “a mais linda e clássica fatiadora de frios do mundo”, que funciona também como peça de decoração. Com amplas varandas, a Villa oferece ainda uma academia equipada e um quiosque moderno para refeições descontraídas em meio a natureza. É o espaço ideal para famílias, grupos e celebrações.