O verão tem muito sol, claridade, calor e alguns hábitos que comuns à estação, mas que devem ser feitos reforçando os cuidados com os olhos, como em passeios ao ar livre – como praias e parques, ou ainda em idas a ambientes fechados, como e o caso dos shopping centers. 

De acordo com o médico oftalmologista José de Barros, do Instituto de Olhos Clóvis Paiva, além do período de pandemia, exigindo cuidados adicionais com a saúde, a higiene é um fator muito importante para que não haja transmissão de vírus e bactérias que podem causar a conjuntivite e outras doenças. 

“Evitar aglomerações é outra dica. O fato de não ter Carnaval este ano certamente vai reduzir a quantidade de casos de conjuntivite. Um detalhe importante: se coçar o olho for inevitável, lave bem as mãos antes. Além disso, não se deve compartilhar maquiagem como lápis, sombra ou rímel, pois, dessa forma, a transmissão de doenças fica mais fácil”, afirma Dr. José.

Outro cuidado essencial para proteger os olhos é usar óculos de sol com proteção contra raios ultravioletas. Segundo Dr. José de Barros, os óculos vendidos fora das lojas especializadas, como é o caso dos ambulantes, sem essa proteção, não são tão inofensivos como parecem e recomenda-se não usá-los, pois a lente facilita a ação dos raios solares, uma vez que ocorre a dilatação da pupila no escuro, por onde entra a radiação. 

Lentes coloridas também devem ter a proteção. Lentes na cor cinza devem ser utilizadas nas atividades diárias; as verdes, na prática de esportes e na praia; as amarelas, para dirigir, porque aumentam o contraste. Não se recomenda o uso das lentes vermelhas ou roxas por facilitar a entrada de raios solares que podem, em alguns casos, causar danos à córnea. Crianças também devem fazer uso de óculos de sol.

IOCP

O Instituto de Olhos Clóvis Paiva completa 80 anos de fundação em 2020 como referência em oftalmologia em Pernambuco. O IOCP tem unidades na Boa Vista, Piedade e Igarassu.