Já imaginou vivenciar tudo o que o Carnaval de Olinda proporciona ao folião, sem estar na época da folia de Momo, fevereiro ou março? Aquela premissa de ter frevo o ano inteiro parece que agora vai virar realidade. O projeto Vem Pro Frevo foi idealizado pela turismóloga Aline Leite e consiste na experiência de viver o que é ser um folião do Carnaval de Olinda em qualquer época do ano.

A experiência acontece nos jardins do arborizado casarão mourisco “Casbah”, no Sítio Histórico de Olinda. Um espaço que recebe decoração temática no clima da folia. Onde o turista participa de vivências reais com os artistas, todos moradores de Olinda, que verdadeiramente fazem o Carnaval nos dias de Momo. O turista-folião é co-criador da sua própria experiência carnavalesca, ao interagir com maquiadores, aderecistas, orquestra de frevo, passistas de frevo, porta-estandarte, e boneco gigante.

A idealizadora do projeto reforça que o Vem Pro Frevo foi pensado justamente para fugir do convencional. Aline Leite diz que o mais importante é mostrar além do turismo que já é oferecido, o turismo contemplativo, em que o visitante apenas caminha pelas ladeiras de Olinda, visita casarões e igrejas, conhece ateliês. A partir de agora, o turista passa a ser “ativo”, em uma experiência que manifesta a cultura viva e dinâmica, onde o Carnaval e o Frevo podem ser vivenciados intensamente em todas as suas formas de expressão: na música feita por orquestras profissionais, na dança com passistas genuinamente carnavalescos, nas alegorias usadas no próprio Carnaval, no ambiente onde a festa “real” acontece, que é o Patrimônio Histórico e Arquitetônico, Sitio Histórico de Olinda, e – o mais importante – no contato com a singularidade dos agentes da cultura do carnaval de Olinda”.

O turista vai ter a oportunidade de “vivenciar” o carnaval mesmo não visitando a cidade em fevereiro ou março: agora em qualquer mês do ano.. Vai ter a oportunidade de “vivenciar” o carnaval mesmo não visitando a cidade em fevereiro ou março: agora em qualquer mês do ano.

Nesta sexta (22), um grupo de 40 estudantes da Escola Eleva do Rio de Janeiro visitará Olinda e irá participar dessa experiência. Todos serão apresentados pela primeira vez ao ritmo genuinamente pernambucano. Trata-se de um turismo pedagógico, em que se aprende e se diverte ao mesmo tempo. O grupo estará sendo guiado pelo também turismólogo e historiador Bráulio Moura, à frente da agência de turismo Quíron Turismo, já conhecida no mercado pela atuação no turismo educacional.

Essa experiência começou a ser posta em prática em julho de 2022. Já foi apresentada a participantes da ABAV, agentes de viagens de Recife e grupos de turistas. De lá pra cá, o projeto pegou mais força e focou no aproveitamento da mão de obra local. Todos os profissionais envolvidos são de Olinda, e falam ou mostram o que sabem fazer, com conhecimento de causa.

Na primeira etapa da experiência, o turista poderá fazer seu próprio adereço e maquiagem, tocar um instrumento da orquestra, aprender passos do frevo, e segurar um estandarte. O espaço preparado para esse momento conta com banheiros, bar e área de convivência com mesas e cadeiras, onde ali mesmo, o turista já sente o clima do verdadeiro carnaval de Olinda, através de exposição de fotos reais e descritivos de fatos e informações sobre a festa.

O turista-folião participa de oficinas, com abordagem pedagógica realizada pelos professores da escola que os acompanham e com a equipe Vem Pro Frevo. Uma das oficinas mais concorridas é a de Introdução Rítmica do Frevo, onde são trabalhados instrumentos de percussão, e onde todos têm oportunidade de experienciar, ao pé da letra, o ritmo e os passos do frevo.

Esse “esquenta” tem duração de 1 hora. Depois desse momento, é chegada a desejada saída do bloco! A acolhedora Praça do Carmo – palco para os mais tradicionais blocos de carnaval olindense – traz todo um significado à experiência, e é neste ambiente que o cortejo completo segue para a culminância de todas as vivências: utilizando adereços e maquiagens produzidas por eles próprios, tocando um instrumento e com passos de frevo na ponta do pé, os foliões e uma equipe de apoio seguem com o bloco: boneco gigante, estandarte, orquestra, passistas, em um percurso leve e poético. O mini-cortejo dura cerca de 30 minutos, com uma volta ao redor da praça, e a experiência é concluída com um lanche pós-folia ainda ao som do frevo, sob as frondosas árvores do Jardim Mourisco compondo a atmosfera e desfecho da fantástica experiência.

METODOLOGIA:
A turma é dividida em 2 grupos que se revezam entre as seguintes atividades:
Música e Dança
Maquiagem e Adereços

Música e Dança:
Oficina de passos de frevo
Oficina de Introdução Rítmica do Frevo
Oficina de Porta Estandarte

Maquiagem e Adereços:
Oficina de maquiagem básica de carnaval
Oficina de adereços de carnaval

ROTEIRO:
9h…….Chegada do grupo, apresentação da experiência
9h05…..Início das oficinas
9h25….. Revezamento dos grupos
9h45……Saída do bloco e percurso na praça do Carmo
10h……..Retorno do bloco para o Casbah
10h10……Lanche
10h30……Saída do grupo/Término das atividades

SERVIÇO:
Projeto Vem Pro Frevo
Quando? 22 de setembro de 2023
Hora? 9h
Onde? Jardins do CasBah, na Praça do Carmo, Olinda