A organização e higiene de locais da casa em que se passa bastante tempo é fundamental para a saúde e o bem-estar. Normalmente, os cômodos que recebem muita atenção são cozinha e banheiro, mas você sabia que itens dos quartos, como pijamas e roupas de cama, também precisam de troca periódica? Esses itens acumulam suor, células mortas da pele, poeira e ácaros com o uso contínuo e isso pode desencadear alergias, irritações na pele e causar sério impacto na qualidade do sono. Angelo Max Donaton, CEO e fundador da Lavô, maior rede de lavanderias self-service do país, listou algumas dicas sobre como e quando é hora de lavar as peças.
Quando trocar os pijamas?
Pijamas ficam em contato direto com a pele durante o sono, absorvendo suor, células mortas e resíduos de produtos aplicados na pele. Por isso, é necessário trocar com regularidade. “No caso dos pijamas, para quem usa o mesmo todas as noites o ideal é lavar a cada três dias. Em casos de pessoas que transpiram muito ou possuem suor excessivo, dois dias é o máximo de tempo de uso. Já em climas mais frios, pode ser usado por até cinco dias antes de precisar ser lavado”, ressalta.
E as roupas de cama?
Assim como os pijamas, lençóis e fronhas também acumulam células mortas e suor. Neste caso, em que fica exposto no quarto, é também um acumulador de ácaros ao longo dos dias. “A recomendação é fazer a troca dos lençóis semanalmente, mas vai depender da transpiração e do clima. As fronhas podem ser lavadas com mais frequência, principalmente as de quem usa produtos de cuidados faciais, já que ficam em contato direto com o rosto. Os cobertores e edredons não precisam dessa frequência e a lavagem a cada três meses é suficiente, a não ser que haja sujeira exposta devido a algum acidente. Mesmo assim, é importante não esquecer de sacudí-los e arejá-los regularmente”, explica o especialista.
Lavanderias self-service podem te ajudar
A manutenção das roupas de cama limpas pode custar um pouco de tempo. Por isso, uma solução é recorrer às lavanderias self-service. “Além da economia de tempo, podendo lavar e secar as roupas no mesmo ciclo, o custo do serviço em lavanderias self-service, ou seja, em que o usuário faz todo o processo de colocar as roupas nas máquinas para lavar e secar, é baixo. Na Lavô, por exemplo, um ciclo de lavagem com produtos de qualidade e o benefício do autoatendimento custa em média R$16,00, já incluso no serviço o uso de produtos profissionais, que são neutros e aplicados na medida certa para uma lavagem ideal e desgastam menos o tecido, fazendo com que as peças durem mais”, afirma.
Mantenha as peças limpas por mais tempo
Para manter a lavagem, algumas dicas funcionam. “A melhor dica é a de não dormir suado e sujo. Isso vai prolongar a limpeza e o bem estar de dormir em um lugar limpo e confortável. O uso de capas protetoras para colchões e travesseiros também é válido e ajuda a proteger do acúmulo de ácaros e poeiras. Outro ponto importante é manter os ambientes sempre ventilados e arejados, com janelas abertas para que o ar circule e ajude a manter as roupas de cama mais frescas”, completa Angelo.
Sobre a Lavô
A Lavô é a maior franquia de lavanderias self-service do Brasil. Inaugurada em 2018, entrou para o franchising em 2020 e já conta com mais de 500 unidades pelo Brasil. Com a missão de democratizar e simplificar o serviço, a franquia dispensa funcionários e pode ser gerenciada à distância, através do sistema online.