Dermatologista explica como redobrar os cuidados, principalmente com o tempo instável
Deu a largada para o maior festival do Brasil e como evento de música é sinônimo de diversão, a exposição ao sol e o contato com a poluição devido ao tempo seco podem trazer riscos para a saúde da pele.
Segundo a Dra. Mayla Carbone, médica dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o cuidado deve começar antes mesmo de sair de casa. “A aplicação do protetor solar é indispensável, tanto em dias ensolarados quanto nublados. Recomendo um protetor com FPS acima de 50 e com proteção UVA e UVB. Reaplicar o produto a cada duas horas é extremamente importante, principalmente para quem vai ficar na pista durante os shows de manhã e à tarde”, orienta.
Além de proteger a pele, manter a hidratação é fundamental, principalmente agora com o clima seco e as queimadas afetando diretamente a qualidade do ar. “Com a baixa umidade e o aumento das partículas de poluição no ar, a pele tende a ficar mais ressecada e sensível. A ingestão regular de água é fundamental para manter o corpo e a pele hidratados. Além disso, investir em produtos que contenham ingredientes hidratantes, como ácido hialurônico ou aloe vera, pode ajudar a criar uma barreira de proteção e evitar insolação e o ressecamento excessivo”, explica a médica.
Uma boa alternativa durante os shows é levar borrifadores faciais com água termal ou soro fisiológico, pois segundo a dermatologista, esses produtos auxiliam na refrescância e ajudam a manter a pele hidratada, combatendo o ressecamento causado pelo calor e pela poluição.
Já no pós-festival, os cuidados não podem parar. Limpar a pele profundamente quando chegar em casa é o primeiro passo para remover resíduos de maquiagem, protetor solar e poluição acumulada ao longo do dia. “Escolha um sabonete facial adequado ao tipo de pele e finalize com um hidratante leve e calmante, principalmente se a pele ficou muito exposta ao sol”, finaliza.
Sobre a especialista:
Dermatologista Mayla Carbone é graduada em Medicina pela Universidade Lusíadas (UNILUS – Santos) há mais de 10 anos com residência em Clínica Médica na Santa Casa em São Paulo e em Dermatologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA-SP). É membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e também da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). Já participou de diversos congressos e realizou diversos cursos nacionais e internacionais voltados para especialização.
Instagram: @dramaylacarbone
Site: https://grupomaylacarbone.com.