Prática também estimula o sentimento de trabalho em equipe e integração diz coordenadora de Sistema de Gestão Integrado do Grupo Toctao, que aderiu aos treinamentos EAD

Em pleno curso das transformações sociais, aceleradas pela pandemia, a educação no Brasil foi fortemente impactada com uma migração das aulas para o ambiente virtual; e as ações de treinamento e desenvolvimento nas empresas brasileiras também sentiram o impacto desse novo normal. Os treinamentos por meio do EAD/online tomaram uma proporção inédita, representaram 44% do total das horas treinadas, tendo como destaque algo inusitado até então, as aulas ao vivo, que representaram 18% das horas de treinamento oferecidas pelas empresas brasileiras em 2020, um crescimento de 200%. O online EAD não ao vivo chegou à marca de 19%. É o que apontou a 15º edição da Pesquisa Panorama do Treinamento no Brasil  2020-2021, realizada pela Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento.  

O percentual dos treinamentos realizados no meio presencial diminuiu 27%, em detrimento das soluções a distância, com ou sem tecnologia. A tendência deve persistir e se consolidar, pois 56% dos respondentes confirmaram que devem ampliar a oferta de cursos online ou EAD, implantar uma plataforma para seus cursos online ou até migrar sua metodologia para online, aulas virtuais ou blended (mescla de treinamento presencial com online). 

Buscar o aumento da qualidade dos serviços e produtividade é um dos objetivos dos treinamentos corporativos, mas não só isso. Estimular a integração e o trabalho em equipe também faz parte dos objetivos. Na visão da gestora ambiental e coordenadora de Sistema de Gestão Integrado do Grupo Toctao, Cinthia Martins, os treinamentos EAD podem aumentar a produtividade individual dos funcionários, promover a capacitação acerca dos procedimentos e alinhamento de informações, mas para ela “a maior vantagem dos cursos é permitir a integração das equipes incentivando-as a trabalhar em conjunto”, avaliou. 

O Grupo Toctao é uma das empresas brasileiras que passou a investir mais em treinamentos para desenvolvimento de sua equipe, principalmente da área administrativa, por meio de plataforma de Educação à Distância (EAD), estimulado pela necessidade de distanciamento social. “A Toctao está aprimorando seus sistemas de gestão e os treinamentos EAD permitem que nossos colaboradores evoluam junto”, afirmou a gestora.

A empresa já incluiu na plataforma cursos operacionais do sistema interno de gestão dos recursos humanos, curso de Power BI (sistema para apresentações semelhante ao  powerpoint),  e curso de qualidade e de aperfeiçoamento na aplicação de revestimentos. Todos são oferecidos pela plataforma gratuita desenvolvida pela empresa Coursify.me, em que basta postar as aulas no formato de vídeo para que elas permaneçam disponíveis para acesso posterior. Com isso, os custos da formação dos  profissionais também caem, pois se reduzem aos custos da produção do vídeo em si. 

A engenheira ambiental, Denise Ferreira Silva, foi aluna de todos os treinamentos oferecidos na plataforma de ensino EAD. Ela os assistiu de casa e relatou que o treinamento foi importante para o seu desenvolvimento profissional. “Nos treinamentos fui orientada quanto às documentações e registros das obras, sobre as formas de redução de custos dos processos, e foi muito importante. Podemos ter um resultado muito mais efetivo quando a empresa nos capacita para desenvolver as melhores práticas em nossas funções,” avaliou Denise.  

O engenheiro civil, Jader Rios, desenvolveu-se com o treinamento de Power Bi oferecido na plataforma. Ele que é responsável por apresentar mensalmente o Relatório de Análise Crítica Mensal de Obra, passou a utilizar o Power BI,  pois permite uma apresentação mais dinâmica e estruturada. “Em um único arquivo eu posso consolidar todas informações e em um clique eu consigo ver como aquela variável se comportou durante todo o período da obra. Isso traz um ganho muito grande para meu trabalho”, afirmou Jader