Apresentando uma mistura única do choro e do samba com olhar da periferia paulistana, o Quarteto Pizindimlança seu o terceiro álbum “O Choro nas Bordas da Metrópole”. Gravado ao vivo no Estúdio 185, realizado em parceria com a PiÔ produção e projetos e também registrado em vídeo, o álbum traz um olhar sobre composições contemporâneas, mostrando a atualidade e a renovação de gêneros musicais que fazem parte do DNA cultural brasileiro.

Ouça “O Choro nas Bordas da Metrópole”: http://tratore.ffm.to/ochoronasbordasdametropole

Assista ao show “O Choro nas Bordas da Metrópole”: https://youtu.be/5KfXNFNiXek

O álbum é resultado de um projeto que percorreu escolas dos quatro cantos da cidade de São Paulo em 2023. No repertório desse álbum, composições autorais inéditas de Rafael Esteves e Rodrigo Carneiro, com destaque para obras de autores contemporâneos que são referências para o grupo, como Marcelinho Montserrat, Milton Mori, Mauricio Carrilho e João Macambira (in memorian). Este último, já havia sido homenageado pelo quarteto em 2016, com um show dedicado às suas músicas.

“Esse projeto nasceu com o intuito de levar a música produzida na periferia da zona leste de São Paulo aos quatro cantos do municípios, pra mostrar à população desses locais que nas quebradas também se produz música e músicos de qualidade. E mais, tivemos também um compromisso de formação e exemplo, levando oficinas de choro a crianças de escolas públicas do município”, conta o grupo.

O Quarteto Pizindim é formado por Rodrigo Carneiro no violão de 7 cordas, Rafael Esteves no bandolim,Emerson Bernardes no cavaquinho e Claudinho Martins na percussão. Este lançamento marca o compromisso do grupo em tornar a música instrumental acessível por meio de iniciativas como essa, que têm como objetivo não apenas entreter, mas também educar e inspirar as gerações futuras.

O grupo cresceu na Zona Leste de São Paulo, e essa origem se reflete em sua música, que carrega a influência das regiões menos abastadas da cidade. Seus integrantes acreditam na importância de valorizar e compartilhar essa riqueza cultural, e o lançamento é um atestado desse comprometimento e versatilidade do Quarteto Pizindim.

“Com o lançamento do álbum homônimo nas plataformas digitais, esse trabalho de produção coletiva busca chegar aos ouvidos mais atentos de muitas partes do mundo, ampliando e democratizando o acesso à cultura produzida nas bordas das metrópoles. Assim, queremos mostrar que reconhecer e valorizar os músicos que cresceram fora do ambiente central da cidade traz benefícios a toda a sociedade, com uma cena musical mais diversificada, inovadora e inclusiva”, conclui o produtor Leonardo Escobar, da PiÔ.

Crédito: Rebeca Figueiredo

Ficha Técnica:

Rodrigo Carneiro – violão 7 cordas

Rafael Esteves – bandolim

Emerson Bernardes – cavaquinho

Claudinho Martins – percussão

Arranjos e direção musical – Quarteto Pizindim

Realização – PiÔ – produção e projetos

Produção Executiva – Leonardo Escobar

Design gráfico e Identidade visual – Jonas Lopes

Cenografia – Nani Oliveiras

Elementos cênicos – Nani Oliveiras e Quarteto Pizindim

Desenho de figurino – Quarteto Pizindim

Assessoria de imprensa – Daniel Pandeló – Build Up Media

Concepção do projeto – Quarteto Pizindim e Leonardo Escobar

Estúdio 185 Apodi – Gravação

Direção Audiovisual, Edição ao vivo, Câmera e Mixagem – Beto Mendonça

Câmera, Assistente de Produção e Finalização – Gabi Oliveira

Luz – Pepa Faria

Áudio – Rodrigo Carraro

Masterização – Beto Mendonça

Distribuição digital – Tratore

Siga Quarteto Pizindim:

https://www.instagram.com/quartetopizindim

https://linktr.ee/quartetopizindim

Siga PiÔ – produção e projetos:

Facebook: https://www.facebook.com/producaoculturalcoletiva

Instagram: @producaoculturalcoletiva 

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCsGACLHMnTG8flaXpjfRPcA