Matheus Abreu em cena na Opera de Paris. Crédito: Reprodução

Dirigido por Marcos Schechtman e Helena Varvaki, “Um Lobo Entre os Cisnes” é um dos destaques do 27º Festival de Cinema Brasileiro de Paris, que ocupa a capital francesa entre 29 de abril e 6 de maio. Ainda inédito no Brasil e com previsão de lançamento em julho, o longa-metragem está na mostra competitiva do prestigioso festival, que acontece no cinema L´Arlequin, no bairro de Saint-Germain-des-Prés. A première será no dia 1º de maio, com a presença do diretor, Marcos Schechtman, do ator Darío Grandinetti e do biografado, Thiago Soares. “Um Lobo Entre os Cisnes” teve uma única exibição no Brasil, em novembro, na última edição do festival Cine Ceará, e foi premiado nas categorias Melhor Ator (para Matheus Abreu), Melhor Ator Coadjuvante (para Darío Grandinetti) e Melhor Direção de Arte (Dina Salem Levy).

“O convite do Festival de Paris foi duplamente emblemático, por ser uma passagem decisiva na trajetória. Foi um sonho realizado filmar na Opera de Paris, a maior ópera do mundo. E celebrar a capacidade da arte de redimir muitos jovens, desde que tenham um mestre que ‘olhe’ para eles. Celebrar a história do Thiago, menino pobre que vai conquistar os grandes palcos do mundo, como a Opera de Paris”, comemora o diretor Marcos Schechtman.

Filmado no Rio de Janeiro e em Paris, o longa é inspirado na vida do bailarino carioca Thiago Soares, interpretado por Matheus Abreu, e em sua história de transformação ao lado de seu mentor, o cubano Dino Carrera, papel do consagrado ator argentino Darío Grandinetti. Criado no subúrbio do Rio, Thiago se tornou uma estrela internacional após conquistar o posto de primeiro bailarino do Royal Ballet de Londres, onde dançou por 14 anos e se tornou um dos maiores do mundo. O filme é uma produção da TvZero, em coprodução com Mandrágora, Globo Filmes e RioFilme, órgão que integra a Secretaria Municipal de Cultural do Rio de Janeiro, e tem distribuição da Vitrine Filmes

Veja o teaser: https://youtu.be/VRpr7BizYIo.

Matheus Abreu e ator argentino Darío Grandinetti em cena do filme. Crédito: Lucas Sadalla.

Criado pela tia no subúrbio carioca, Thiago é um jovem ainda sem perspectivas de futuro, mas apaixonado pelo hip-hop. Sua trajetória muda quando ele é indicado para estudar em uma escola de ballet profissional no Rio de Janeiro com direito a bolsa de estudos. Ele mantém a novidade em segredo da tia e dos amigos, mas decide embarcar na jornada da dança clássica. Apesar do estranhamento inicial, o jovem demonstra um grande talento. 

Thiago conquista a confiança de Raquel (Margarida Vila-Nova), diretora da escola, que o apresenta ao bailarino cubano Dino Carrera — interpretado pelo consagrado ator argentino Darío Grandinetti, que se torna seu mentor. Enquanto o professor impõe uma rotina de treinos exigente e rigorosa, afirmando que é preciso empenho e disciplina para construir uma carreira profissional no balé, Thiago não está disposto a abrir mão da diversão e dos prazeres da vida, como o hip-hop e os bailes noturnos ao lado dos amigos. Com o tempo, a postura do estudante muda e ele passa a ver no balé sua grande oportunidade de mudar de vida, passando a abraçar os ensinamentos de seu mestre. A relação, inicialmente tensa, se torna repleta de confiança, parceria e amor, e os dois se tornam grandes amigos. 

A trajetória de Thiago é profundamente marcada pelo encontro com Carrera, que o ajuda a alcançar seu potencial enquanto dançarino e a desembarcar em Paris para sua primeira competição internacional. O jovem bailarino passa a integrar o corpo de balé do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Após temporadas de sucesso nos palcos cariocas e de levar a medalha de ouro no Concurso Internacional do Ballet Bolshoi, Thiago recebe o convite que tanto sonhou e passa a fazer parte do Royal Ballet, em Londres, uma das companhias mais importantes de todo o mundo, onde ocupou o cargo de primeiro bailarino por 14 anos. 

Com roteiro de Camila Agustini, “Um Lobo Entre os Cisnes” também conta com Giullia Serradas, Igor da Silva Fernandes e Elvira Helena no elenco, além da participação especial de Augusto Madeira. O filme contou com a produção criativa do cineasta mexicano Guillermo Arriaga, roteirista de filmes como “Babel” (2006), “21 Gramas” (2003) e “Amores Perros” (2000), de Alejandro González Iñárritu.

SERVIÇO:

27º Festival de Cinema Brasileiro de Paris (Cinema L’Arlequin – Rue des Rennes, 76)

UM LOBO ENTRE OS CISNES, de Marcos Schechtman e Helena Varvaki

Quinta-feira, 1º de maio – 21h30. Apresentação e debate com o diretor Marcos Schechtman, os atores Dario Grandinetti e Allan Rocha e obailarino Thiago Soares.

Ingressos: https://dulaccinemas.com/article/27e-festival-du-cinema-bresilien-de-paris-2025/194815

SINOPSE:

“Um Lobo entre os Cisnes” conta a história de Thiago Soares, um garoto do subúrbio carioca que deixa para trás o hip hop e embarca no mundo do balé clássico. Sua história ganha rumos inesperados depois que conhece o dançarino cubano Dino Carrera, que vira seu mentor e aprimora o talento de Thiago até ele atingir o estrelato ao se tornar o primeiro bailarino do Royal Ballet de Londres.

ELENCO:

Matheus Abreu – Thiago Soares

Dario Grandinetti – Dino Carrera

Margarida Vila-Nova – Raquel

Allan Rocha – Julio

Giullia Serradas – Germana

Igor da Silva Fernandes – Norberto

Elvira Helena – Lita

Ester Dias – Clara

Maria Paula Marini – Letícia

Juliana Delage – Bebel

PARTICIPAÇÃO ESPECIAL:

Augusto Madeira – Doutor Marcos

FICHA TÉCNICA:

Direção: Marcos Schechtman e Helena Varvaki

Produção: Roberto Berliner e Marcos Schechtman, Leo Ribeiro e Sabrina Garcia

Produção executiva: Leo Ribeiro, Sabrina Garcia e Mauro Pizzo

Produção criativa: Guillermo Arriaga

Roteiro: Camila Agustini

Supervisão artística: Rosane Svartman

Produção associada: Tuinho Schwartz, Marcelo Astrachan e Rosane Svartman

Direção de fotografia: Pedro Faerstein

Direção de arte: Dina Salem Levy

Figurino: Marcelo Pies

Caracterização: Rose Verçosa

Som direto: Pedro Sá Earp

Coordenação de pós-produção: Guga Nascimento e Nat Mizher

Edição: Bruno Mauro

Edição de som e mixagem: Fernando Aranha

Trilha sonora original: Alexandre de Faria

Produção: TvZero

Coprodução: Mandrágora, Globo Filmes e RioFilme

Distribuição: Vitrine Filmes

Sobre a TvZero

A TvZero é uma produtora audiovisual carioca que conta histórias de relevância social e cultural, apostando na renovação da linguagem, na qualidade técnica e também no sucesso artístico e comercial de seus projetos. Em mais de 30 anos de existência, produziu cerca de 40 longas-metragens que levaram mais de 3 milhões de espectadores aos cinemas e foram exibidos em mais de 200 festivais, muitos deles premiados no Brasil e no exterior. Entre eles “Malu” (Pedro Freire), vencedor do prêmio de Melhor Filme no Festival do Rio 2024, “Kasa Branca” (Luciano Vidigal), vencedor de 4 prêmios no Festival do Rio 2024, incluindo o de Melhor Direção, “Benzinho” (Gustavo Pizzi), abertura do Festival de Sundance 2018; “Gabriel e a Montanha” (Fellipe Barbosa), vencedor de dois prêmios na Semana da Crítica no Festival de Cannes 2017 e “Nise – O Coração da Loucura” (Roberto Berliner), vencedor de mais de 20 prêmios em festivais internacionais, incluindo o de Melhor Filme e Melhor Atriz no Festival internacional de Cinema de Tóquio. Na TV, se destacam as 4 temporadas da série “#MeChamaDeBruna” realizada em coprodução com a FOX Premium e vendida para 13 países, e a série documental “Eu Sou Assim”, indicada ao Emmy Internacional 2018 na categoria de Melhor Documentário.

Sobre a Mandrágora

Marcos Schechtman é o sócio fundador da Mandrágora, que busca histórias que ainda não foram contadas, mas que sejam transformadoras. “Um Lobo Entre Os Cisnes” foi um projeto acalentado durante muito tempo e, por sua relevância, escolhido para ser a primeira produção da Mandrágora.

Sobre a Globo Filmes

Construir parcerias que viabilizam e impulsionam o audiovisual nacional para entreter, encantar e inspirar com grandes histórias brasileiras. É assim que a Globo Filmes atua desde 1998 como a maior coprodutora e uma das maiores investidoras do cinema brasileiro. Em 2023, completou 25 anos e chegou à marca de mais de 500 filmes no portfólio e mais de 260 milhões de público acumulado. Como produtora e coprodutora, seu foco é na qualidade artística e na diversidade de conteúdo, levando ao público o que há de melhor no cinema brasileiro: comédias, romances, infantojuvenis, dramas, aventuras e documentários. A filmografia vai de recordistas de público, como ‘Minha Irmã e Eu’, maior bilheteria nacional pós-pandemia, ‘Tropa de Elite 2’ e ‘Minha Mãe é uma Peça 3’ – ambos com mais de 11 milhões de espectadores – a sucessos de crítica e público como ‘2 Filhos de Francisco’, ‘Marighella’, ‘Que Horas Ela Volta?’, ‘Pedágio’ e ‘Carandiru’, passando por longas premiados no Brasil e no exterior, como ‘Cidade de Deus’ – com quatro indicações ao Oscar – e ‘Bacurau’, que recebeu o prêmio do Júri no Festival de Cannes.

Sobre a RioFilme:

Fundada em 1992 para apoiar a produção e distribuição de cinema na cidade do Rio de Janeiro, a RIOFILME é uma empresa pública municipal que tem como missão impulsionar o desenvolvimento do audiovisual carioca para potencializar a economia e a cultura da cidade. Entre suas atividades estão o fomento às atividades da cadeia produtiva do setor, a formação de profissionais do setor, a democratização do acesso às salas de cinema, e o suporte a produtores do Brasil e do mundo que querem filmar no Rio de Janeiro.

Sobre a Vitrine Filmes

Desde 2010, a Vitrine Filmes já distribuiu mais de 250 filmes e alcançou milhares de espectadores apenas nos cinemas do Brasil. Entre seus maiores sucessos estão “Bacurau”, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, Prêmio do Júri no Festival de Cannes 2019; “O Processo”, de Maria Augusta Ramos, que entrou para a lista dos 10 documentários mais vistos da história do cinema nacional; e “Druk: Mais Uma Rodada”, de Thomas Vinterberg, vencedor do Oscar®️ de Melhor Filme Estrangeiro em 2021. Hoje a Vitrine Filmes faz parte do Grupo Vitrine, que conta com selos e iniciativas diversas que atendem a diversas áreas do mercado: Vitrine España que há 4 anos produz e distribui longas-metragens na Europa; Vitrine Lab, curso on-line sobre distribuição cinematográfica, vencedor do prêmio de distribuição inovadora do Gotebörg Film Fund 2021; Manequim Filmes, selo com distribuição de filmes com apelo a um público com sucessos como “Nosso Sonho – A História de Claudinho e Buchecha”, filme brasileiro mais assistido em salas de cinema em 2023; Sessão Vitrine Petrobras que volta com lançamentos brasileiros premiados e aclamados pela crítica e festivais com ingressos reduzidos como “Sem Coração” e relançamento de “A Hora da Estrela”; e Vitrine Produções, que produz e coproduz curtas, documentários e longas-metragens, dentre eles “O Nosso Pai”, de Anna Muylaert; “Levante”, de Lillah Halla; e “Retratos Fantasmas”, de Kléber Mendonça Filho, documentário mais visto dos últimos 8 anos nos cinemas e também exibido em Cannes em 2023.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *