Projeto Cinema 360 disponibiliza 90 bolsas integrais para sete cursos diferentes voltados para a formação audiovisual. Cursos online acontecem de outubro de 2020 a janeiro de 2021

Esses são os últimos dias para os interessados se inscreverem na etapa Nordeste do Projeto Cinema 360, que conta com sete cursos online gratuitos voltados para a formação audiovisual. Assim, as inscrições seguem até o dia 27 de setembro para os cursos de Produção Audiovisual, Direção Cinematográfica, Produção Executiva, Edição e Assistência de Direção. E até o dia 31 de outubro para Trilha Sonora para Cinema e TV e Roteiro Online. Ao todo, serão disponibilizadas 90 bolsas integrais. Uma oportunidade e tanto, principalmente, porque a instituição responsável pelo projeto é a Academia Internacional de Cinema (AIC), a maior escola de cinema do Brasil, com mais de 15 anos de história e sedes em São Paulo e Rio de Janeiro. As inscrições devem ser realizadas, exclusivamente, através do site www.aicinema.com.br/projeto-cinema-360/.

Para concorrer às bolsas, os interessados devem residir na região Nordeste, ter renda máxima declarada de até cinco salários mínimos, ter acesso à internet e computador para as aulas; ter, no mínimo, 17 anos e ter concluído ou estar cursando o último ano do ensino médio. Os cursos serão realizados de outubro de 2020 a janeiro de 2021.

Vale ressaltar que, contabilizando todas as etapas nacionais – quatro no total –, o projeto acontece em 360 dias, disponibilizando 360 bolsas para sete cursos diferentes em 24 estados brasileiros. O projeto já passou pelas regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil.

Para a AIC, que além dos conhecidos cursos presenciais em suas unidades do Rio de Janeiro e São Paulo, vem desenvolvendo uma metodologia EAD específica para o ensino audiovisual, com cursos online deste 2017, a realização do Cinema 360 é uma oportunidade de contribuir para a formação de novos profissionais. “Além disso, o projeto nos permite cultivar elementos técnicos para que esses novos profissionais possam expressar conteúdos que reflitam não só suas aspirações pessoais, mas também as suas realidades regionais, já que o audiovisual é uma ferramenta importante de comunicação e representatividade cultural”, diz Flávia Rocha, diretora de comunicação da AIC.

Mais sobre o projeto: O projeto AIC Online – Formação Audiovisual para todo o Brasil, foi um dos quatro vencedores selecionais em uma concorrência pública do edital SAV/MINC/FSA Nº 13/2018, apoiado pela Agência Nacional do Cinema (ANCINE), Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Ministério do Turismo e Centro Técnico Audiovisual (CTAV/SAV).

Segundo Flávia Rocha, diretora de comunicação da AIC, “o incentivo vem precisamente num momento em que se torna cada vez mais evidente a necessidade de se investir em educação à distância, em especial num país de grande extensão territorial e desigualdades sociais como o nosso. Sabíamos que poderíamos fazer a nossa parte, e arregaçamos as mangas. Montamos um programa capaz de ter um impacto real de forma coordenada e com alcance nacional”.

O programa é dividido em quatro etapas que cobrem todas as regiões do país, beneficiando residentes de 24 estados Brasileiros, mais Distrito Federal. 

A primeira etapa começou na região Centro-Oeste, onde mais de 650 pessoas se inscreveram para participar do programa de bolsas e os 90 selecionados já estão estudando. A segunda, contemplando a região Norte, encerrou as inscrições com mais de 515 inscritos e encontra-se na fase de análise dos candidatos.

Sobre a AIC – A Academia Internacional de Cinema acaba de celebrar 16 anos de atividades, com uma história que acompanha o crescimento do mercado audiovisual. Com sedes em São Paulo e no Rio de Janeiro, além de Cursos Online, a AIC é reconhecida pela excelência demonstrada em mais de 3200 filmes produzidos por seus alunos. A escola oferece cursos livres no período das férias e durante o semestre, além de cursos técnicos e de formação profissional.

A metodologia combina teoria e prática, desenvolvendo nos alunos habilidades para atuar no mercado, com técnica e criatividade. O corpo docente é formado por professores-realizadores.

 A escola também realiza vários eventos e palestras abertas ao público, proporcionando uma série de discussões sobre o audiovisual.

Para saber mais acesse: www.aicinema.com.br