Lucrecia Martel é a grande homenageada deste ano – crédito Eugenio Fernández Abril, cortesia da Rei Picturesl

Estão abertas até 15 março de 2024 as inscrições para o XV Festival Internacional de Cinema da Fronteira. Curtas e longas podem ser inscritos gratuitamente, na plataforma do Festival no FilmFreeway. Realizado dentro da programação, o III Sur Frontera WIP LAB também recebe projetos de longa-metragem nas etapas de desenvolvimento (LAB)  e finalização (WIP).

Entre os tutores já confirmados para o Sur Frontera estão importantes nomes nacionais e internacionais, como Maria Angela de Jesus(Paramount), Carla Esmeralda (Laboratório Novas Histórias), Walter Tiepelmann (Festival de Málaga e FIDBA), Juan Benitez Alassia (Universidad del Cine de Buenos Aires) e Davi de Oliveira Pinheiro(Ausgang).

Os escolhidos do Sur Frontera vão participar de uma programação de quatro dias que inclui consultorias coletivas e individuais com tutores, reuniões de negócios com players,  pitching e seminários. Um dos representantes de cada projeto vai ganhar hospedagem e alimentação.

A grande homenageada desta edição, Lucrecia Martel, ministrará a Aula Magna desta edição do Sur Frontera WIP LAB, propondo uma abordagem reflexiva sobre sua produção cinematográfica. Seguindo a tradição anual de celebrar grandes nomes do cinema latino, o XV Festival de Cinema da Fronteira receberá este ano a ilustre presença da cineasta argentina. Com 25 filmes em seu currículo e reverenciada nos maiores festivais do mundo, a realizadora é considerada uma das mais importantes diretoras latino-americanas.

Nascida em 1966 em Salta, Argentina, Lucrecia Martel estreou seu primeiro longa-metragem “O Pântano” em 2001, seguido por “A Menina Santa” (2004) e “A Mulher Sem Cabeça” (2008). Seu quarto filme “Zama” (2017), uma exploração do colonialismo e do racismo na América Latina, estreou no 74º Festival Internacional de Cinema de Veneza em 2017. 

Seus últimos trabalhos incluem a instalação “El Pasaje” (2021 – EYE Filmmuseum Amsterdam), o curta musical “Terminal Norte” (2021), filmada na província de Salta com Julieta Laso como protagonista, e o curta “Camarera de Piso” (2022), que teve estreia mundial no Festival Internacional de Veneza.

O XV Festival Internacional de Cinema da Fronteira tem produção de Anti Filmes e Maristela Ribeiro Produções. Realização da Prefeitura Municipal de Bagé, Secretaria Municipal de Cultura e Associação Pró Santa Thereza. O evento tem apoio institucional da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Centro Universitário da Região da Campanha (Urcamp) e Instituto Federal Sul Rio-grandense (IFSul). O cineasta Zeca Brito assina a direção artística do Festival.

Projetos do Sur Frontera

Com duas edições já realizadas, o Sur Frontera já acumula diversos cases de projetos que passaram pelo evento e hoje são destaque no mercado audiovisual. Alguns exemplos são “A Nuvem Rosa”, de Iuli Gerbase (estreia no Festival de Sundance) e “Nós a Sós”, de Márcio Picoli e Victor di Marco (contemplado no edital FAC Filma RS e em fase de produção). Já o projeto “As Anfitriãs”, de Maria Elena Morán e Renata de Lélis (selecionado para o I Mercado Internacional FRAPA/Espanha, foi contemplado no edital de produção da LPG-RS e na fase preliminar do edital Ruth de Souza, enquanto “Tambor Sem Fronteiras”, de Adriana Gonçalves, recebeu o edital de complementação de longa-metragem da LPG-RS.

Festival Internacional de Cinema da Fronteira

Quando: 23 a 27 de abril de 2024 em Rivera (Uruguai), Livramento (RS) e Bagé (RS)

Instagram: @festivaldafronteira

Site: festivaldafronteira.com.br