Já estão abertas as inscrições para os dois dos mais tradicionais programas da Universidade Corporativa Semesp: o Programa de Formação de Coordenadores e o Programa Procuradores/Recenseadores Institucionais. As inscrições podem ser feitas nos links abaixo e os dois programas terão aula inaugural no próximo dia 4 de março, com o diretor-executivo do Semesp, Rodrigo Capelato, que ministrará o curso: Ensino Superior no Brasil: Panoramas e Tendências.
Os cursos são realizados via plataforma zoom na modalidade EAD, e os alunos têm até 90 dias para concluir as disciplinas, realizadas em parceria com a FIA. Ambos acontecem entre 4 de março e 10 de junho, com 48 horas-aulas divididas em diferentes disciplinas que podem ser cursadas separadamente.
O Programa Formação de Coordenadores tem como objetivo apresentar conhecimentos e habilidades em gestão acadêmica para o exercício em diversas funções, inclusive de liderança ou estratégicas como a de Coordenadores de Curso. Entre os módulos do programa estão disciplinas sobre indicadores de qualidade e censo; marcos legais da educação superior no Brasil; processos pedagógicos e gestão de ensino, etc. Para mais informações sobre o programa, clique nesse link.
O Programa Procuradores/Recenseadores Institucionais visa capacitar o profissional para atuar na área de Pesquisadores e Recenseadores Institucionais em posição estratégica no relacionamento entre a IES e os agentes reguladores do Ensino Superior Brasileiro. Os módulos do programa cobrem temas sobre o papel do procurador/recenseador institucional nas IES e o censo; regulação, avaliação e supervisão no ensino superior; processos e rotinas do procurador e rotinas do procurador/recenseador institucional, entre outros. Para mais informações sobre o programa, clique nesse link.
Sobre o Semesp
Fundado em 1979, o Semesp, entidade que congrega um grupo expressivo de mantenedoras de ensino superior do Brasil, tem como objetivos prestar serviços de excelência e orientação especializada aos seus associados, oferecer soluções para o desenvolvimento da educação acadêmica do país, além de preservar, proteger e defender o segmento privado do ensino superior brasileiro. Comprometida com a inovação, a entidade mantém uma estrutura técnica especializada que realiza periodicamente uma série de estudos e pesquisas sobre temas de grande relevância para o setor e promove a interação entre mantenedoras e profissionais de educação. Realiza também eventos como o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, o Congresso Nacional de Iniciação Científica, o Congresso de Políticas Públicas para o Ensino Superior e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo, e ainda capacita os profissionais da educação superior por meio da Universidade Corporativa Semesp.