O time pernambucano de basquete feminino da Estácio Recife venceu de maneira invicta a etapa Nordeste do Circuito Brasileiro de Basquete 3×3, disputado no Instituto Daniel Alves em Itapuã, Salvador. A equipe foi campeã nas categorias Sub 23 e Adulto, garantindo a classificação para a etapa nacional do torneio, que acontecerá em São Paulo no próximo semestre.
O time de basquete feminino foi formado a partir da parceria entre o Nosso Clube/Instituto Vitaliza, que há 15 anos recruta e forma atletas de colégios públicos recifenses em diversas modalidades, e o Centro Universitário Estácio Recife. Segundo Affini Junior, gerente esportivo do Nosso Clube/Instituto Vitaliza, as atletas selecionadas recebem não só bolsas de estudo, mas também todo o acompanhamento necessário realizado por uma equipe multidisciplinar, com psicólogo, nutricionista, preparação física e fisioterapia.
A equipe campeã do Circuito Brasileiro de Basquete 3×3 foi formada pelas atletas Rayane Sobrinho; Mariana de Lima; Manuella Aquino; Maria Helena Silva; Stefanny Vitória da Silva e Vitória Nascimento. Todas são estudantes da Estácio Recife. De acordo com Diogo Barbosa, coordenador do curso de Educação Física do Centro Universitário, a conquista é um reflexo da qualidade do time que a parceria que a instituição de ensino superior e Nosso Clube/Instituto Vitaliza formou.
“Nosso principal objetivo é utilizar o esporte como veículo de transformação social e formação de novas profissionais competentes para atuar no mercado em diferentes áreas, oferecendo às alunas o acesso a um ensino de qualidade e a oportunidade de se desenvolverem também enquanto atletas”, finaliza.
Estácio no Esporte
Com mais 50 anos de tradição, a Estácio – uma das maiores e mais respeitadas instituições de ensino superior no Brasil – é a universidade que mais investe no esporte. Por acreditar que o Esporte envolve a construção de valores, incentivo à superação e à autonomia com ética, espírito coletivo e compromisso social e, por entender, que quando associado à educação, promove transformações duradouras, há mais de 10 anos, a Estácio vem formando campeões dentro e fora da sala de aula e promovendo eventos esportivos, projeto sociais e diversas ações alinhadas com a sua missão de “Educar para Transformar”.
Nas Olímpiadas e Paraolimpíadas de Tóquio, 10% dos esportistas brasileiros eram alunos da Estácio, como Fernando Scheffer, medalhista da natação, e Laura Pigosi, no Tênis. Outros grandes nomes do esporte como Sandra Pires – formada em Educação Física; Marcelinho Machado, formado em Marketing; Daniele Hypólito, aluna de Marketing; Laís Souza, aluna de História; entre outros destaques estudam ou estudaram na Estácio.
A Instituição, que também é signatária do Pacto pelo Esporte, tem parcerias com Confederações, Federações, Clubes e Institutos ligados ao esporte, como o Instituto Fernanda Keller, Instituto Guga Kuerten, Instituto Reação, Comitê Olímpico do Brasil, e Comitê Paralímpico Brasileiro. Todo o trabalho é realizado por meio do Instituto Yduqs, dando oportunidades para jovens em vulnerabilidade social a praticar esporte, estimulando uma melhora significativa nas condições de aprendizado, cidadania e formação de valores.