A democratização do acesso à conectividade é uma das prioridades da TIM. E, após um ano do compromisso assumido com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) por meio do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), a TIM supera as metas de ampliação da cobertura 4G e reforça seu compromisso com o País. A operadora já oferece a tecnologia de quarta geração para 4.188 cidades do Brasil, de acordo com a última atualização do Teleco (fechamento maio). A marca foi atingida incluindo a cobertura de cidades com menos de 30 mil habitantes, que não contavam com esse serviço de telefonia móvel.
De acordo com o compromisso, a TIM levará o sinal 4G para os municípios que ainda não contam com essa tecnologia nem com serviços de conectividade, beneficiando mais 2,6 milhões de pessoas nas regiões Norte e Nordeste, e nos estados de Goiás e Minas Gerais.
O Nordeste foi a região mais contemplada, com 62% das localidades que passaram a ser cobertas pelo sinal. Até dezembro, a TIM atenderá a mais 140 municípios no país, um ano antes do previsto No fim de 2020, a operadora já havia chegado a 210 cidades — dez a mais do que o cronograma original estabelecido pelo TAC para os seis primeiros meses do acordo firmado com a agência.
“A conectividade é o caminho para a criação de novas possibilidades. Por isso, estou muito orgulhoso do trabalho que fizemos durante esse primeiro ano do TAC. Levar o 4G é um compromisso que temos com a sociedade, pois a tecnologia muda a vida das pessoas. Por trás desses números apresentados, existem muitos outros aspectos importantes: geração de empregos e negócios, ampliação de ações de educação e saúde, melhorias inestimáveis para mais de 2 milhões de pessoas. É para isso que trabalhamos dia a dia”, explica o CEO da TIM Brasil, Pietro Labriola.
Vantagens tecnológicas
Quase todos os municípios atendidos também usufruem da tecnologia VoLTE, que utiliza a rede 4G para chamadas de voz. Assim, os clientes têm vantagens como alta qualidade nas ligações, com maior cobertura, chamadas completadas em menos tempo e redução do consumo de bateria do celular.
A operadora vem também ativando as frequências de 700MHz, com ainda mais qualidade e alto desempenho, principalmente em ambientes internos, por terem maior alcance e poder de penetração.
Melhorias em chamadas de emergência
Pelo acordo, a TIM também melhorou o encaminhamento de chamadas para serviços de emergência, contribuindo para o aprimoramento do acionamento das forças de segurança pela população.
Ao todo, o TAC trata de ampliação do acesso, qualidade do serviço, direitos e garantias dos usuários e fiscalização. A empresa também oferece um link pelo qual antigos usuários poderão verificar se têm créditos a receber e procedimentos necessários para recebê-los. Para isso, a TIM enviou mensagens de texto, whatsapp e carta para os consumidores que fazem parte do compromisso assumido, bem como informou seus clientes também em jornais de grande circulação sobre esses créditos. Os valores que não forem resgatados serão depositados no FDD.
Sobre a TIM
“Evoluir juntos com coragem, transformando tecnologia em liberdade” é o propósito da TIM, que atua em todo o Brasil com serviços de telecomunicações, focada nos pilares de inovação, experiência do cliente e agilidade. A empresa é reconhecida por liderar movimentos importantes do mercado desde o início de suas operações no país e está à frente da transformação digital da sociedade, em linha com a assinatura da marca: “Imagine as possibilidades”. É, desde 2015, líder em cobertura 4G no Brasil, conectando, inclusive, o campo para viabilizar a inovação no agronegócio. Foi pioneira na ativação de redes 5G no país, com a criação dos Living Labs em 2019, e está pronta para a próxima geração de redes móveis.
A TIM valoriza a diversidade e promove uma cultura sempre mais inclusiva, com um ambiente de trabalho pautado no respeito. A companhia atua comprometida com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança e, por isso, integra importantes carteiras da bolsa brasileira, como a do S&P/B3 Brasil ESG, do Índice de Carbono Eficiente (ICO2) e do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), sendo operadora por mais períodos consecutivos – 13 anos – nesta lista. Faz parte ainda do Novo Mercado da B3, reconhecido como nível máximo de governança corporativa, e foi a primeira empresa de telefonia reconhecida pela Controladoria-Geral da União (CGU) com o selo “Pró-ética”. Para mais informações, acesse www.tim.com.br.