Volume total de dados que passou pela rede da operadora equivale a mais de 100 mil horas de vídeo no YouTube; desfile do Galo da Madrugada teve o maior pico de conexões simultâneas
A TIM esteve presente no Carnaval do Recife trazendo muita tecnologia e experiências inovadoras para o primeiro grande evento 5G de Pernambuco. O resultado não poderia ser diferente: o público curtiu a folia altamente conectado. A operadora registrou um tráfego total de 34,7 terabytes somente nas antenas instaladas para o evento, o equivalente a assistir a 11 anos e meio ininterruptos de vídeo no YouTube. Desse volume, 17% passou pela nova rede 5G, disponível desde novembro em 100% dos bairros da capital.
A maior parte dos dados foi utilizada justamente para o envio de mensagens, fotos, vídeos e ainda para transmissões ao vivo: o tráfego total corresponde ao envio ou recebimento de cerca de 33,2 milhões de mensagens de fotos e vídeos no WhatsApp. As velocidades registradas chegaram a picos superiores a 1.500 Mbps.
João Gomes e Galo da Madrugada no topo das transmissões
A análise dos dados trafegados durante os cinco dias de folia, entre a sexta e a Terça-Feira Gorda, revela algumas curiosidades. As antenas com maior volume de conexões estavam localizadas próximas ao Marco Zero e no circuito do Galo da Madrugada, sendo o sábado e a terça-feira os dias de maior utilização da rede. O momento de maior pico ocorreu durante o show de João Gomes, no Bairro do Recife. O cantor sertanejo foi ainda o responsável pelo momento de maior intensidade de tráfego de dados de todos os shows do Carnaval do Recife, durante sua apresentação, perto das 22h. Foram mais de 17 mil usuários transmitindo simultaneamente vídeos e fotos do momento.
O Galo da Madrugada também superou no quesito conectividade. No Sábado de Zé Pereira, a operadora registrou mais de 32 mil usuários transmitindo ao vivo, de forma simultânea, o desfile.
O resultado confirma a robustez da infraestrutura montada pela TIM no Recife, com 67 antenas 4G e 5G, em 18 estações localizadas nos principais pontos de concentração do Carnaval. Além do palco principal do Marco Zero, o incremento contemplou a Praça do Arsenal, Cais da Alfândega, Pátio de São Pedro, Rua da Moeda, Várzea, o circuito do Galo da Madrugada e as ruas do Sítio Histórico de Olinda.
No total, com os cerca de 34,7 terabytes de dados trafegados seria possível, por exemplo:
- Assistir a vídeos no YouTube por mais de 11 anos ininterruptos;
- Ouvir 704 mil horas de música por streaming, sem parar;
- Passar 16 anos e 5 meses em uma chamada de WhatsApp, sem desligar;
- Navegar por 524 mil horas vendo fotos e vídeos no Instagram.
- Dirigir por 59 anos ininterruptos utilizando oWaze.