Empresa oferece 250 vagas para este público e reforça seu compromisso com um mercado de trabalho mais diverso

Em um esforço contínuo para promover a diversidade e a inclusão dentro e fora da empresa, a TIM acaba de anunciar a abertura de 250 vagas de trabalho com foco na inclusão de pessoas com deficiência. São 50 oportunidades dedicadas para este público na área comercial e de atendimento, e mais 200 afirmativas em diferentes áreas e níveis de qualificação. No Nordeste, há postos de trabalho em Salvador, Fortaleza, Teresina, Natal e Recife.

As oportunidades estão distribuídas nas áreas de Recursos Humanos, Jurídico, Marketing, Comercial e Tecnologia, entre outras, estão abertas a pessoas com diferentes níveis de qualificação e em diversas regiões do país.

Do total, 50 oportunidades são exclusivas para pessoas com deficiência, enquanto as demais são elegíveis também a este público. Os contratados contam com benefícios como assistência médica e odontológica – com destaque para a isenção de coparticipação no plano de saúde – seguro de vida, auxílio-creche, além de um celular com pacote de voz e dados, acesso à plataforma de inglês, entre outros. As pessoas interessadas podem se candidatar diretamente na página dedicada do programa (Link) ou na página da empresa no LinkedIn.

A iniciativa faz parte das ações do TIM+Diversa, programa criado pela operadora que visa não apenas à empregabilidade, mas também à capacitação e o desenvolvimento profissional contínuo desses novos(as) colaboradores(as). Desta forma, a TIM reforça o seu compromisso com a criação de um ambiente de trabalho mais diverso e inclusivo.

Para Maria Antonietta Russo, VP de Pessoas, Cultura e Organização da TIM, o TIM + Diversa foi desenvolvido para garantir que a inclusão de pessoas com deficiência no quadro de colaboradores(as) efetivos vá muito além do cumprimento de cotas. Para ela, “toda e qualquer habilidade pode ser valorizada e incluída, desde que haja intencionalidade e ações práticas das empresas, pois a pluralidade de perfis e experiências abrem as portas para o senso de pertencimento e a verdadeira inovação”.

Para além da empregabilidade, a TIM, que hoje conta com aproximadamente 400 colaboradores(as) com deficiência em seu time, segue investindo em educação, conscientização e combate ao preconceito. Assim, para acolher a diversidade de forma sensível e ampla, a empresa oferece treinamentos específicos às lideranças e equipes para a criação de um ambiente de trabalho acolhedor e inclusivo às pessoas com deficiência. “A inclusão não para na contratação. Além de empregar e promover o ambiente necessário para a evolução de carreira, queremos desenvolver talentos e promover a equidade de oportunidades para todas as pessoas”, complementa a executiva.

Inclusão de pessoas com deficiência vai além de vagas

O tema de pessoas com deficiência é um dos principais pilares do programa de diversidade e inclusão da companhia, que foi desenvolvido para valorizar e apoiar a pluralidade dentro e fora da empresa. Além das ações focadas na inclusão das pessoas no mercado de trabalho, a operadora atua em iniciativas de educação, conscientização e combate ao capacitismo, que é a discriminação contra pessoas com deficiência.

Além disso, desde 2021, a TIM integra a Rede Empresarial de Inclusão Social, grupo que reúne organizações engajadas na inclusão deste público no mercado de trabalho. Em uma década, o movimento contribuiu para, em conjunto com grandes empresas signatárias, evoluirmos ainda mais na jornada com novas iniciativas voltadas ao público.

Internamente, há dois, anos, a empresa criou o grupo de afinidade Somos+, formado por colaboradores (as) do time que se engajam no tema da inclusão de pessoas com deficiência e que propõe ações para frentes como recrutamento e seleção, comunicação, voluntariado, educação, acessibilidade e projetos inclusivos voltados aos nossos produtos e serviços. No último ano, lançamos internamente o Censo de diversidade, inclusão e bem-estar, um importante passo para aprofundarmos ainda mais a percepção das nossas pessoas com deficiência e desenvolvermos projetos ainda mais inclusivos para o público.

Vale destacar também que a empresa desenvolveu o “Guia Deficiência sem Tabus” e o Teclado Consciente TIM, aplicativo gratuito para clientes de qualquer operadora que funciona como um corretor ortográfico social, alertando sobre o uso de termos capacitistas, como “mancada”, “está surdo (a)?” e “joão sem braço”. A ferramenta fica visível quando o usuário digita seus textos em redes sociais ou aplicativos de comunicação, destaca as expressões inadequadas – também alerta sobre termos racistas, machistas, LGBT+fóbicos e etaristas –, explica a origem e oferece opções para a sua substituição.
‏​
Para conhecer estas e mais sobre estas e outras iniciativas, a companhia conta com uma página no site com todas as suas ações em seus pilares de diversidade e inclusão. Acesse: Link