Presente, passado e futuro das artes cênicas pernambucanas têm encontro marcado no Teatro de Santa Isabel, hoje (31). Das 15h às 21h, o Projeto Teatrando! mistura história, interpretação, jogo e debate numa diversificada e intensa programação gratuita, oferecida pela Prefeitura do Recife e executada pelo IDG, com verba do Santander, via Lei Rouanet, num dos mais antigos e importantes teatros da cidade.
A partir das 15h, o teatro jogo Proscenium! convida o público para um passeio pelas dependências e histórias do teatro que já soma 168 anos de serviços prestados à cultura brasileira. Além de conhecer parte do enredo da casa de espetáculos inaugurada em 18 de maio de 1850, destruída por um incêndio 19 anos depois e reinaugurada em 1876, o público passeia pelos bastidores do palco, sótão, jardim e salão nobre do Santa Isabel, entre cenas e desafios.
A visita dura, em média, duas horas e é conduzida pelo elenco formado pelos atores Alexandre Sampaio, Bruna Luiza Barros, Douglas Duan, Ellis Regina, Kadydja Erlen, Luciana Lemos, Paulo de Pontes e Rafael Dyon. O enredo que conduz os visitantes Santa Isabel adentro é de Analice Croccia, Célio Pontes e Quiercles Santana. A direção geral da visita espetáculo é de Célio Pontes e Quiercles Santana. E a direção musical é de André Freitas.
Depois da visita, não se fecham as cortinas da programação oferecida pelo projeto Teatrando! nesta última terça-feira de julho. A partir das 19h, a gestora e produtora cultural Rita Marize e o ator, palhaço e diretor Edílson Alves protagonizam o Diálogos, debate sobre desafios e públicos do teatro contemporâneo.