O uso da bicicleta, como meio de transporte, cresceu expressivamente nos últimos anos e o modal passou a fazer parte da rotina de muitas pessoas no trajeto de ida e volta para o trabalho e, até mesmo, como meio de geração de renda. Pensando nisso, e com o objetivo de fomentar cada vez mais o uso das bikes por todos, a Tembici , líder em tecnologia para micromobilidade na América Latina, em parceria com a CUFA PE, Central Única das Favelas de Pernambuco, criou o “Doe 1 Viagem”, uma corrente do bem, que convida os usuários do Bike Itaú a doarem uma viagem para pessoas em situação de vulnerabilidade social. 

O projeto nasce da importância e da vontade da Tembici em ter cada vez mais ciclistas nas ruas, com um olhar ativo para a transformação social. Por isso, a cada 4 viagens doadas pelos usuários, a empresa complementará a doação e a reverterá em um plano mensal, que poderá ser utilizado gratuitamente pelos beneficiários da instituição.

“Facilitar o acesso às nossas bikes é uma forma efetiva de contribuirmos com o que realmente acreditamos. E lançar este projeto em parceria com a CUFA só o torna mais especial. Começamos o piloto em Pernambuco, mas enxergamos potencial para que ele seja estendido para todas as demais praças do Bike Itaú”, comenta Carolina Rivas, diretora de relacionamento da Tembici. ”O ciclista tem um papel muito importante na revolução das cidades e, como parte fundamental dessa ação, contribuirá para que mais pessoas tenham acesso à bicicleta”, reforça Rivas. 

A pandemia intensificou o uso da bicicleta, que há tempos vem sendo fomentada como meio de transporte seguro, acessível e sustentável. Este ano, órgãos de saúde reforçaram esse fomento, já que o modal contribui para o afastamento social e por isso, é uma opção para quem precisa sair de casa. De acordo com uma pesquisa feita em junho pelo IBGE, apenas 8,8 milhões de brasileiros estão em home office e cerca de 14 milhões foram afastados de seus empregos e estão em busca de novas oportunidades, muitas vezes, sem condições financeiras para se deslocar até a entrevista. 

“Com a queda vertiginosa na renda durante a pandemia, muitas vezes os moradores de favela não conseguem sequer buscar apoio em agências de emprego para se recolocar no mercado. A iniciativa desta parceria nos ajuda a mitigar ainda mais os efeitos da pandemia de covid-19, auxiliando no dia a dia desse trabalhador e do morador de favela”, comenta Altamiza Melo, presidente da CUFA Pernambuco. Serão, nesse primeiro momento, cerca de 100 beneficiados, com entregas dos cartões-passe nos próximos meses.

Além da doação das viagens, todos os beneficiários receberão o Manual do Ciclista, material educativo com orientações e dicas de segurança que reforçam a importância dos cuidados e responsabilidades dos ciclistas ao pedalarem as laranjinhas. 

Os moradores interessados devem entrar em contato direto com a CUFA Pernambuco através do e-mail [email protected] e do Telefone/Whatsapp – 81 98355-5069.

Como contribuir 

  • A partir do dia 23/11, as doações poderão ser realizadas de duas formas: 
  • Acessando a página do projeto por este link. 
  • Por meio de uma mensagem que os usuários receberão pelo aplicativo do Bike Itaú, inicialmente enviada aos usuários do BIKE PE. 
  • O valor da viagem doada é de R$3,40, equivalente ao valor de uma viagem avulsa no Bike PE. 

Higienização das bikes e estações 

Desde o início da pandemia, a Tembici reforçou o processo de higienização das bikes e estações. Além da limpeza diária com álcool 70%, ainda no centro de operações, todas as bikes são lavadas com cloro diluído em água. Mesmo com a limpeza recorrente, a empresa recomenda que os usuários também apliquem álcool em gel nas mãos antes e depois de utilizar as bicicletas, além de fazer uso de máscaras. 

Sobre a Tembici 

A Tembici é a empresa líder de micromobilidade na América Latina, responsável por mais de 50 milhões de deslocamentos com bicicletas nas principais capitais brasileiras, como Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Recife e Porto Alegre, além de Santiago, no Chile, e Buenos Aires, na Argentina. 

Considerada uma das startups mais promissoras e inovadoras do país, pela lista das 100 Startups to Watch (2020), ao longo dos últimos anos a empresa acompanhou o aquecimento do setor de micromobilidade no mundo e, devido ao seu modelo de negócio e qualidade do produto, registra crescimento sólido e contribui diretamente para consolidar a bicicleta como um modal de transporte nas cidades em que atua. 

Sobre a CUFA 

A CUFA (Central Única das Favelas) é uma organização brasileira reconhecida nacionalmente nos âmbitos político, social, esportivo e cultural. Foi criada a partir da união entre jovens de várias favelas , principalmente negros , que promovem diversas ações de como ferramentas de integração e inclusão social. 

A CUFA Pernambuco surge a partir das necessidades de expansão da CUFA Brasil, com o fator de inclusão social como objetivo central, adaptando-se à realidade da região Nordeste. Atualmente, cerca de 14.000 mil pessoas são atendidas no estado do Pernambuco.