Evento promovido pelo Sindhospe, em parceria com a Defensoria Pública do Estado de Pernambuco, acontece no dia 1º de junho, no Recife. Gestão sustentável e questões com planos de saúde estão entre os principais temas.

O Sindicato dos Hospitais Privados de Pernambuco (Sindhospe) e a Defensoria Pública do Estado promovem no dia 1º de junho mais uma edição do Fórum de Saúde Suplementar de Pernambuco. O encontro, que já é tradição no calendário da saúde local, chega à 11º edição e será realizado das 9 às 17h, direto do auditório da Defensoria Pública de Pernambuco, no bairro da Boa Vista, área central do Recife. As inscrições podem ser feitas no site www.sindhospe.org.br.

O Fórum acontece em um momento muito específico, com o abrandamento da Emergência de Saúde Pública referente à COVID-19 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) no começo de maio e as questões judiciais que envolvem a Lei do Piso Salarial da Enfermagem. Para o presidente do Sindhospe, Dr. George Trigueiro, a hora é de debater: “Estamos em um período de muitas transformações e desafios, que envolvem todas as esferas do setor saúde. É a ocasião perfeita para a busca de soluções dos problemas que toda a sociedade enfrenta”, afirma.

O encontro deste ano tem como tema principal “As atuais problemáticas do setor de saúde privado” e vai reunir importantes autoridades da área em um dia inteiro de palestras e discussões. O evento começa às 9h, com debates promovidos pelo presidente do Sindhospe e o atual Defensor Público-Geral do Estado de Pernambuco, Dr. Henrique Seixas. A partir das 10h15, tem início um painel sobre a Gestão Sustentável da Saúde Suplementar que vai discutir os desafios do setor e o crescimento dos custos na saúde e também as novidades tecnológicas para os profissionais da área.

Já no período da tarde, um painel todo dedicado aos planos de saúde e suas implicações, com debates sobre a legitimidade do usuário questionar a rescisão do plano coletivo e de como melhorar as relações de prestadoras e operadoras de saúde. Entre os convidados, estão o Doutor em Cardiologia e Pesquisador de Telessaúde da UFPE e do Porto Digital, Dr. Fernando Sales, e o Diretor de Desenvolvimento Setorial da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Dr. Maurício Nunes da Silva.

EVENTO: 11º Fórum de Saúde Suplementar de Pernambuco

QUANDO: 1º de junho, de 9 às 17h

LOCAL: Defensoria Pública de Pernambuco (auditório) – Av. Manoel Borba, 640, Boa Vista, Recife-PE. (Edf. Empresarial Progresso)

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

MANHÃ

9hs ABERTURA

9:20hs às 09:35hs – Palestra Magna I: “HÁ SAÍDA PARA O SISTEMA DE SAÚDE SUPLEMENTAR NA VISÃO DO SINDHOSPE”

Palestrante: Dr. George Trigueiro – Presidente do Sindhospe

9:35hs às 9:50hs – Palestra Magna II: “HÁ SAÍDA PARA O SISTEMA DE SAÚDE SUPLEMENTAR NA VISÃO DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO”

Palestrante: Dr. Henrique Seixas – Defensor Público-Geral do Estado de Pernambuco

10hs às 10:15hs – Coffee Break

PAINEL I: GESTÃO SUSTENTÁVEL DA SAÚDE SUPLEMENTAR

10:15hs – Palestra “As Novas Tecnologias em Saúde e seus efeitos na Gestão da Saúde Suplementar”

Palestrante: Dr. Fernando Sales – Doutor em Cardiologia e Pesquisador Sênior no Núcleo de Gestão do Porto Digital e no Núcleo de Telessaúde da UFPE

10:45hs – Palestra “Os desafios da Sustentabilidade da Saúde Suplementar e o crescimento dos Custos em Saúde – Lei nº 14.454/2022”

Palestrante: Dra. Edivane Bastos – Defensora Pública do Estado de Pernambuco

11:15hs – Palestra “Metodologias de tratamento ao TEA e divergências científicas”

Palestrantes –  Dra. Maria Goretti Amorim – Assessora Médica da Unimed Recife e Dra. Débora Carvalho – Gestora  de Terapias Específicas da Unimed Recife

MODERAÇÃO: Dr. Endrigo Obara – Defensor Público do Estado de Pernambuco

DEBATEDOR: Dr.  Maurício Carneiro – Assessor Jurídico da Unimed Recife

DEBATEDORA: Dra. Daniele Duarte Sambugaro – Defensora Pública do Estado do Rio de Janeiro

11:45hs DEBATE

12:15hs- Encerramento da primeira parte do evento

TARDE

PAINEL II – DE PLANOS DE SAÚDE COLETIVOS E SUAS IMPLICAÇÕES

14:30hs – Palestra “Legitimidade do usuário questionar a rescisão do plano coletivo”

Palestrante: Dra. Amélia Costa – Defensora Pública do Estado do Ceará

15hs – Palestra “Vedação da rescisão unilateral imotivada dos contratos de planos coletivos empresariais com menos de trinta beneficiários”

Palestrante: Dr. Joaquim Guerra  (DPPE) –  Presidente da Comissão de Defesa do Consumidor STJ. 4ª Turma. REsp 1.776.047-SP, Rel. Min. Maria Isabel Gallotti, julgado em 23/04/2019 (Info 646).

15:30hs – Palestra: “ Propostas do Grupo de Trabalho- GT da Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS para melhoria das relações entre Prestadoras e Operadoras” operadoras.”

Palestrante: Dr. Maurício Nunes da Silva – Diretor de Desenvolvimento Setorial da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)

MODERAÇÃO:Dr. Maurílio Rodrigues – Diretor do Sindhospe

DEBATEDOR:Dr. Rafael Alcoforado Domingues – Defensor Público do estado de Pernambuco

DEBATEDOR: Dr. Lucas Bandeira de Mello. Advogado – Assessor jurídico no Procon Municipal do Recife

16:00hs – DEBATE

16:30hs ÀS 16: 45hs – CONSIDERAÇÕES FINAIS DAS INSTITUIÇÕES PROMOTORAS DO EVENTO

17hs – Coquetel de Encerramento

Ao final será redigido um documento de ações e propostas que serão balizadoras dos encontros bimestrais a serem realizados pela Defensoria Pública e Sindhospe.

INSTITUIÇÕES ORGANIZADORAS: SINDHOSPE E DEFENSORIA PÚBLICA DE PERNAMBUCO

Entidades envolvidas: ANS, UNIDAS, ABRAMGE, MPPE, OAB, PROCON, CREMEPE, DEFENSORIA PÚBLICA, SINDHOSPE, UNIMED, ANS, FBH, TJPE, ANAHP, CNSAÚDE, AHSEB, entre outras.