Tarefas simples podem se tornar mais ricas com o uso de ferramentas

O ritmo acelerado das inovações tecnológicas vem mudando o mercado de trabalho, mas também o sistema educacional. Pesquisa realizada pelo Google, em parceria com a Educa Insights, aponta que três em cada dez estudantes usam ferramentas com Inteligência Artificial (IA) para realizar suas atividades.

Ana Flávia Ferraz, coordenadora de Tecnologia Educacional da escola bilíngue ABA Maple Bear, explica que, com o uso da tecnologia, a tarefa de fazer um simples texto pode ser mais rica. “Do mesmo jeito que os alunos podem fazer uma redação com lápis, eles podem fazer uma redação em um iPad. Na hora em que fazem em um dispositivo eletrônico, ela já pode ser corrigida mais facilmente. Podemos colocar links de vídeos, fotos, e isso já vira um material mais completo. Então, conseguimos trazer uma gama muito maior, do que estar fazendo apenas uma escrita no caderno”, explica Ana.

Como resultado, os alunos desenvolvem o pensamento crítico em relação ao conteúdo tradicional lecionado. Ana Flávia explica ainda que o contato com a tecnologia é feito desde o ensino infantil. “A partir dos 11 anos, os estudantes recebem um ipad configurado, com conteúdo totalmente educacional e eles levam para casa.

Recentemente, a escola foi novamente certificada como uma Apple Distinguished School, título concedido pela Apple, que reconhece a inovação no ensino e a utilização de tecnologias. A certificação posiciona a instituição em uma rede exclusiva de escolas ao redor do mundo que compartilham práticas e inovações educacionais diferenciadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *