Com a missão de formar público e democratizar o acesso da população às artes cênicas, o Teatro nos Parques Unilever chega a sua 17ª edição, com diversos espetáculos para pessoas de todas as idades, encenados por companhias consagradas.
O projeto passa pela cidade pernambucana de Jaboatão dos Guararapes e ainda tem sessões nos dias 12 e 13 de novembro no Parque da Cidade. As apresentações acontecem aos sábados e domingos, às 18h e às 20h.
Entre os destaques da programação está a peça Espavento, do Teatro de Retalhos. Na trama, o dono do cerco anuncia que procura artistas para montar o melhor espetáculo da Terra. Sem virtuosismo algum e pouquíssimo dinheiro, os palhaços contam com a memória dos circos que encantavam as cidades e, com a ajuda do público, até pode dar certo!
Outra atração é Catirina entre dois Amores, da Trupe CircuLuz, que apresenta ao público duas brincadeiras populares nordestinas: do cavalo marinho de Pernambuco e do bumba meu boi do Maranhão.
Sobre o Teatro nos Parques Unilever
Criado em 2009, o Teatro nos Parques Unilever tem a missão de planejar e executar projetos de teatro, circo e dança para todas as idades e classes sociais, em espaços abertos e teatros com acessibilidade garantida para toda população.
Até maio de 2022, em sua 16ª edição, o projeto já realizou 560 apresentações teatrais em 6 estados e 25 cidades brasileiras, ficando entre uma das maiores temporadas itinerantes de teatro do país.
O projeto é realizado pela Estima Cultural, com patrocínio da Unilever.
Apoio na produção local da Ampliar Produções.
Edson Caeiro, idealizador e coordenador do projeto, fala sobre a importância do Teatro nos Parques Unilever para a formação de público. “Desde a sua primeira edição, muitas pessoas nos dizem, entusiasmadas, que é a primeira vez que estão vendo uma peça de teatro. Geralmente emocionadas, contam que normalmente não têm acesso ou não têm o costume de procurar por peças gratuitas em instituições”, conta Edson, que reitera a importância de levar o projeto para periferia dos centros urbanos.
Outro ponto interessante e curioso é “desmistificar o fazer teatral. Como os espetáculos acontecem em parques e ao ar livre, tudo acontece aos olhos do público. A montagem, o aquecimento, a maquiagem. E isso não quebra a magia, pelo contrário. Isso aproxima o público daquela experiência única que está vivendo”, conclui.
A ESTIMA CULTURAL atua na GESTÃO e realização de ações voltadas para facilitar o acesso da população aos bens culturais. Seus projetos têm alcançado êxito e provocado encantamento em pessoas das mais diversas faixas etárias e classes sociais, possibilitando que a arte seja reconhecida como elemento de apreciação e geração de renda.
Os Projetos da ESTIMA buscam promover a cultura e as artes brasileiras, oferecendo à população programações gratuitas acessíveis e de qualidade. Ao mesmo tempo em que investe na geração de trabalho e renda para a extensa cadeia produtiva formada por profissionais e prestadores de serviços envolvidos na realização de eventos e programas culturais.
Construir um futuro melhor! É nisso que a Unilever foca seus esforços, com o objetivo ser uma agente de transformação social, impactando positivamente em prol de um mundo mais justo e inclusivo.
Apoia e patrocina diversos projetos por meio de leis de incentivo federais (Cultura, Audiovisual, Esporte, Lei do Idoso, Infância e Adolescência, Pronon e Pronas) e estaduais (RJ e MG). Seguindo os critérios: Projetos de alto impacto social, possibilitando uma real transformação em milhares de vidas e que reflitam os pilares do plano de negócios sustentável, o Unilever Compass.
“Apoiar a democratização da cultura e o desenvolvimento de projetos que impulsionem o impacto social positivo e a discussão sobre sustentabilidade é uma das bandeira da Unilever em todos os países em que atua. Entendemos que é endossando iniciativas que engajem a sociedade com a arte, cultura e a conscientização social e ambiental, que caminharemos mais depressa rumo à economia circular que tanto acreditamos. O Projeto Teatro Nos Parques vem ao encontro do propósito da companhia, além de gerar renda e empregos por meio da contratação de artistas locais. Tudo isso trabalhando a criatividade de crianças e ensinando crianças e adultos. Estamos muito felizes em poder fazer parte desse projeto para conscientizar as pessoas a cuidarem da saúde do planeta”.
Confira a programação completa abaixo:
12 de novembro, sábado
18h – Tem boi no algodão, de Boca de Cena
Sinopse: Inspirado na cultura nordestina, o espetáculo leva o público a se divertir e conhecer universo cômico do boneco popular paraibano, o babau, com suas toadas de forró e coco de roda. O Capitão João Redondo é o dono de uma fazenda de algodão, sendo considerado o homem mais rico e poderoso daquele lugar. Ele acaba sendo ludibriado por seu vaqueiro, o astuto Benedito, que foi contratado pelo Capitão para cuidar da plantação e dos bichos e acaba roubando o coração de sua filha Rosinha.
20h – Catirina entre dois Amores, de Trupe CircuLuz
Vídeo
Sinopse: O espetáculo é inspirado em duas brincadeiras populares nordestinas, o cavalo marinho de Pernambuco e o bumba meu boi do Maranhão, tendo as figuras de Catirina, Chico e Mateus como protagonistas desse enlace. A encenação apresenta alguns aspectos da ritualidade, musicalidade, dança e comicidade dessas brincadeiras, mas também revela o sujeito social por trás do brincante, sua condição social e racial e as outras facetas de seus papéis no cotidiano.
13 de novembro, domingo
18h – Colcha de Retalhos, de Boca de Cena
Sinopse: Neste espetáculo de teatro de bonecos, o público conhece três histórias curtas, costuradas como em uma colcha de retalhos. O primeiro retalho é uma bem-humorada adaptação do clássico Chapeuzinho Vermelho, que vem recheado com uma boa dose de cultura nordestina. O segundo, é a história de Totó, um cachorro vira-lata amestrado e inteligentíssimo que possui um rabo bem temperamental. O pobre cachorro vive a perder o seu rabo. Toda vez que ele fica feliz e balança-o, a confusão está formada, pois ele vai parar em lugares inusitados. E o terceiro retalho é a história de uma lagarta que se apaixona loucamente por uma minhoca. Porém a minhoca, que não é correspondida, acaba conquistado o coração de outro ser.
20h – Circo Trupiada, de Trupe CircuLuz
Vídeo
Sinopse: O espetáculo é uma mistura entre cultura popular, circo e palhaçaria e mantém os elementos fortes do circo (imprevisibilidade, surpresa, inverossimilhança, ludicidade, comicidade), dialogando com simbologias da cultura popular (danças, musicalidade e dramaturgia). São as palhaças Keke Kerubina, Muvuca e o palhaço Parafina que realizam essa costura de possibilidades, flertando abundantemente com a roda e a comicidade popular.
Serviço
Teatro nos Parques Unilever 2022
Quando? Dias 5, 6, 12 e 13 de novembro, às 18h e às 20h
Onde? Parque Cidade – Estrada da Batalha, 2026, Prazeres
Quanto? Grátis, basta chegar
A programação esta disponível no site www.teatronosparques.com/