Com a missão de formar público e democratizar o acesso da população às artes cênicas, o Teatro nos Parques Unilever chega a sua 17ª edição, com diversos espetáculos para pessoas de todas as idades, encenados por companhias consagradas. O projeto passa pela cidade pernambucana de Garanhuns, nos Parques Ruber Van Der Linder (Pau Pombo) e Euclides Dourado (dos Eucaliptos) nos dias 19 e 20 de novembro.
A programação tem início com o espetáculo Luanda-Ruanda, do Coletivo Tear, que se apresenta no dia 19, às 11h, no Parque Pau Pombo. O espetáculo é resultado de um trabalho das artistas em comunidades quilombolas de Garanhuns e resgata histórias e lendas ligados à ancestralidade.
Ainda no sábado, às 16h, no Parque Euclides Dourado, tem a peça Espavento, do Teatro de Retalhos. Na trama, o dono do cerco anuncia que procura artistas para montar o melhor espetáculo da Terra. Sem virtuosismo algum e pouquíssimo dinheiro, os palhaços contam com a memória dos circos que encantavam as cidades e, com a ajuda do público, até pode dar certo!
No domingo, dia 20, às 11h, o Coletivo Tearvolta ao Parque Pau Pombo para apresentar Ayô – Histórias de Griô, que resgata a figura dos griôs africanos, a partir de histórias reais e fictícias, fábulas e cantigas.
E a programação se encerra com chave-de-ouro com o espetáculo de teatro de mamulengos Re Te Tei, da Tropa do Balacobaco, apresentado no domingo, às 16h, no Parque Euclides Dourado. A peça conta as peripécias de Chico Catolé, um moleque treloso, brincalhão e inventador histórias que está sempre se metendo em confusão. Desta vez, o menino perde o fígado em uma disputa com a figura do Papa Figo e precisa fazer tudo para recuperá-lo.
Sobre o Teatro nos Parques Unilever
Criado em 2009, o Teatro nos Parques Unilever tem a missão de planejar e executar projetos de teatro, circo e dança para todas as idades e classes sociais, em espaços abertos e teatros com acessibilidade garantida para toda população.
Até maio de 2022, em sua 16ª edição, o projeto já realizou 560 apresentações teatrais em 6 estados e 25 cidades brasileiras, ficando entre uma das maiores temporadas itinerantes de teatro do país.
O projeto é realizado pela Estima Cultural, com patrocínio da Unilever.
Apoio na produção local da Ampliar Produções.
Edson Caeiro, idealizador e coordenador do projeto, fala sobre a importância do Teatro nos Parques Unilever para a formação de público.“Desde a sua primeira edição, muitas pessoas nos dizem, entusiasmadas, que é a primeira vez que estão vendo uma peça de teatro. Geralmente emocionadas, contam que normalmente não têm acesso ou não têm o costume de procurar por peças gratuitas em instituições”, conta Edson, que reitera a importância de levar o projeto para periferia dos centros urbanos.
Outro ponto interessante e curioso é “desmistificar o fazer teatral. Como os espetáculos acontecem em parques e ao ar livre, tudo acontece aos olhos do público. A montagem, o aquecimento, a maquiagem. E isso não quebra a magia, pelo contrário. Isso aproxima o público daquela experiência única que está vivendo”, conclui.
A ESTIMA CULTURAL atua na GESTÃO e realização de ações voltadas para facilitar o acesso da população aos bens culturais. Seus projetos têm alcançado êxito e provocado encantamento em pessoas das mais diversas faixas etárias e classes sociais, possibilitando que a arte seja reconhecida como elemento de apreciação e geração de renda.
Os Projetos da ESTIMA buscam promover a cultura e as artes brasileiras, oferecendo à população programações gratuitas acessíveis e de qualidade. Ao mesmo tempo em que investe na geração de trabalho e renda para a extensa cadeia produtiva formada por profissionais e prestadores de serviços envolvidos na realização de eventos e programas culturais.
Unilever
Construir um futuro melhor! É nisso que a Unilever foca seus esforços, com o objetivo ser uma agente de transformação social, impactando positivamente em prol de um mundo mais justo e inclusivo.
Apoia e patrocina diversos projetos por meio de leis de incentivo federais (Cultura, Audiovisual, Esporte, Lei do Idoso, Infância e Adolescência, Pronon e Pronas) e estaduais (RJ e MG). Seguindo os critérios: Projetos de alto impacto social, possibilitando uma real transformação em milhares de vidas e que reflitam os pilares do plano de negócios sustentável, o Unilever Compass.
“Apoiar a democratização da cultura e o desenvolvimento de projetos que impulsionem o impacto social positivo e a discussão sobre sustentabilidade é uma das bandeira da Unilever em todos os países em que atua. Entendemos que é endossando iniciativas que engajem a sociedade com a arte, cultura e a conscientização social e ambiental, que caminharemos mais depressa rumo à economia circular que tanto acreditamos. O Projeto Teatro Nos Parques vem ao encontro do propósito da companhia, além de gerar renda e empregos por meio da contratação de artistas locais. Tudo isso trabalhando a criatividade de crianças e ensinando crianças e adultos. Estamos muito felizes em poder fazer parte desse projeto para conscientizar as pessoas a cuidarem da saúde do planeta”.
Confira a programação completa abaixo:
19 de novembro, sábado
11h – Luanda Ruanda, do Coletivo Tear
Sinopse: Resultado de um trabalho das artistas em comunidades quilombolas de Garanhuns, o espetáculo reúne histórias entremeadas por intervenções musicais com base nos ritmos tradicionais da cultura africana. Por meio de técnicas teatrais, a atriz promete levar o espectador a uma viagem pelas lendas e costumes ligados a essas tradições.
Local: Parque Pau Pombo – Rua Manoel Clemente, snº, Santo Antônio
16h – Espavento, de Teatro de Retalhos
Sinopse: A grande atração que ficou de vir, não veio. E agora? O dono do circo abre vagas para artistas, e avisa que paga bem… pouquinho. Mesmo assim, temos muitos candidatos dispostos a montar o melhor espetáculo da Terra. Sem virtuosismo algum, os palhaços contam com a memória dos circos que encantavam as cidades e, com a ajuda do público, até pode dar certo!
Construído a partir de jogos de improviso, Espavento é resultado da pesquisa da máscara do palhaço, iniciada pelo Teatro de Retalhos em 2012. Sete palhaços em cena, entre eles o sonoplasta e o intérprete de LIBRAS, desenvolvem jogos
cômicos que fazem referência aos grandes números de tradição circense: corda bamba, mágica, malabares e acrobacias.
Local: Parque Euclides Dourado – Avenida Júlio Brasileiro, 363-425, Heliópolis
20 de novembro, domingo
11h – Ayô – Histórias de Griô, do Coletivo Tear
Sinopse: O espetáculo explora a ancestralidade ao resgatar a figura dos griôs, os contadores de histórias africanos. O trabalho reúne histórias reais e fictícias, fábulas e cantigas que despertam no público sua conexão com suas origens e passeiam pelos sentimentos humanos.
Local: Parque Pau Pombo – Rua Manoel Clemente, snº, Santo Antônio
16h – Re Te Tei, da Tropa do Balacobaco
Sinopse: O espetáculo de Mamulengos conta a história do menino Chico Catolé, moleque treloso, brincalhão e inventador de conversa que foi criado pelas trigêmeas cantadoras de samba de coco – Maria da Paz, Maria das Dores e Maria da Luz. No sertão pernambucano, depois de contar muita mentira, Chico cria uma confusão danada para as suas mães e encontra-se com uma lenda daquele lugar, O Papa Figo. Numa disputa de mentiras e verdades o famoso velho do saco ganha a disputa e segue o seu caminho com o fígado do menino, condenando-o a ser também um Papa Figo. É ai que começa então a sina de Chico Catolé pra desfazer esse grande RE TE TEI em que se meteu.
Local: Parque Euclides Dourado – Avenida Júlio Brasileiro, 363-425, Heliópolis
Serviço
Teatro nos Parques Unilever 2022 em Garanhuns
Quando: Dias 19 e 20 de novembro, às 11h e às 16h
Onde: Parque Pau Pombo – Rua Manoel Clemente, snº, Santo Antônio
Parque Euclides Dourado – Avenida Júlio Brasileiro, 363-425, Heliópolis
Quanto: Grátis, basta chegar
A programação estará disponível em breve no site www.teatronosparques.com/