Foto: Ariel Martini
Um dos grandes pontos de preocupação da atualidade é o que vamos deixar para o futuro. Com o aquecimento global, poluição, desmatamento e tantos outros pontos que deixam a desejar no quesito cuidar do mundo, algumas iniciativas foram criadas para fazer a diferença. Um grande exemplo disso é o certificado nacional Lixo Zero, que tem como objetivo orientar as pessoas na mudança de seu estilo de vida, a fim de estimular ciclos naturais sustentáveis.
Gigante dos eventos, a empresa pernambucana Carvalheira não esconde a preocupação que tem em tornar suas produções mais sustentáveis. Buscando englobar todos os termos na Agenda 21, além de abraçar iniciativas inclusivas e contra o assédio, vem se destacando no meio e recebendo merecido reconhecimento.
Começando 2025 com pé direito, o Carvalheira na Ladeira 24, evento mais conhecido da marca, que aporta em Olinda no Carnaval, recebeu o selo Lixo Zero. É a segunda vez que o projeto alcança a certificação reconhecida nacionalmente, dessa vez com índice 90,2 (%) de desvio de aterro e nota B em boas práticas.
O processo de certificação do Carvalheira na Ladeira 2024 foi realizado respeitando a metodologia baseada nos conceitos Lixo Zero, estabelecidos pela Zero Waste International Alliance (ZWIA) através do Instituto Lixo Zero Brasil. A auditoria teve como objetivo avaliar como a hierarquia Lixo Zero foi aplicada, com base nos documentos enviados e visita in loco, valorizando ações que teve como prioridade os critérios: redesign, redução e reuso, compostagem, reciclagem, logística reversa, políticas Lixo Zero, inovação, controle e monitoramento.