Palestras com lotação máxima e expositores com produtos esgotados estão entre os principais destaques da edição que aconteceu pela primeira vez no Recife

Foi um sucesso o 38º Encontro Nacional da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes). O evento, realizado no Museu Cais do Sertão, no Recife, na última quarta (29) e quinta-feira (30), sob o comando da Abrasel em Pernambuco, recebeu mais de 2 mil pessoas  em dois dias de atividades. Com a promoção de 40 palestras, participação de 60 expositores e mais de 50 marcas parceiras, o encontro reuniu autoridades estaduais e municipais, empresários e representantes do setor de alimentação fora do lar vindos de diversas cidades do Brasil.

Tony Sousa, presidente da Abrasel em Pernambuco, comemora os resultados alcançados. “Ficamos muito satisfeitos em notar o quanto o evento foi bem recebido pelo setor e pelas autoridades estaduais. Encerramos o Encontro Nacional com o sentimento de dever cumprido, pois conseguimos contribuir com a reciclagem de conhecimento dos empresários, apresentamos ao setor novas práticas e tendências e ainda contribuímos para um melhor ambiente de negócios, algo importantíssimo tendo em vista que o segmento de alimentação fora do lar ainda atravessa um período turbulento, como consequência da pandemia”, diz ele.

Ao citar o período crítico, Tony faz referência à nova pesquisa divulgada pela Abrasel sobre a situação econômica do setor. Os dados mais recentes revelam que, no Brasil, mais uma vez, cresceu o número de estabelecimentos operando em prejuízo ou sem lucro: em fevereiro, 30% das empresas fecharam o mês com prejuízo e 36% em estabilidade. Apenas 33% registraram lucro nas operações. Um cenário problemático, principalmente por conta do tamanho do setor, que só em Pernambuco conta com mais de 49 mil estabelecimentos formais em atividade e é responsável pela contratação e manutenção de quase 500 mil empregos.

Foto: @zine.cc

Para incentivar a geração de negócios, o 38º Encontro Nacional da Abrasel, além dos debates sobre temas quentes do setor, promoveu duas grandes rodadas de negócios, com aproximadamente 40 participantes em cada uma delas. “Nossa intenção foi criar um ambiente propício ao networking e ao início de novas parcerias”, explica Rhaissa Soares, diretora executiva da Abrasel em Pernambuco.

Vale ressaltar que o Encontro Nacional é um evento itinerante, que não era recebido por Pernambuco há 12 anos, quando foi realizado em Porto de Galinhas. Com o tema “A Revolução na Alimentação Fora do Lar”, esta foi a primeira vez que o encontro aconteceu no Recife. “Tivemos cerca de 2 mil pessoas circulando pelo evento, que conferiram nossas palestras, todas elas realizadas com capacidade máxima de público. Foi uma grande celebração e busca por conhecimento. Recebemos, por exemplo, caravanas vindas de cidades como Garanhuns, Araripina e Caruaru, e de estados nordestinos, entre eles, Rio Grande do Norte, Alagoas e Paraíba”, conta Rhaissa Soares.

Ela destaca ainda o sucesso registrado na Arena Gastrô, com chefs convidados dando aulas-show para o público presente, no Salão Tech, onde startups apresentaram soluções tecnológicas para a gestão de estabelecimentos de alimentação, e ainda nos espaços destinados aos expositores. “No Salão Expo tivemos uma excelente participação do público, o que fez esgotar os produtos dos expositores. Nas áreas destinadas à degustação de bebidas, também aconteceu o esgotamento temporário de alguns produtos devido à alta demanda”, diz.

De olho na questão ambiental, o evento ainda firmou uma parceria com a empresa Nova Ambiental para coleta e reciclagem das garrafas de vidro utilizadas durante todo o evento, desde a abertura ao fechamento. Ao todo, a ação foi responsável pelo recolhimento de 700 kg de vidro. Vale destacar que a Nova Ambiental dá apoio a diversas cooperativas de catadores, por entender que eles são atores importantes na cadeia da reciclagem.

A 38ª edição do Encontro também foi uma oportunidade para que a Associação definisse os próximos passos da gestão. “As reuniões do conselho aconteceram durante o evento. Foi a primeira do ano e debatemos as ações e planejamentos para 2023”, finaliza Rhaissa Soares.